Além do óbvio: quais são as possibilidades da área de engenharia?

A área de engenharia muitas vezes é vista como limitada a cálculos e trabalho em obras ou fábricas. No entanto, saiba que essa área é muito versátil e seus profissionais podem atuar em diferentes funções. De planejamento estratégico até desenvolvimento de produtos, com certeza existe um campo de atuação com o qual você se identifica!

Se você quer saber mais sobre as engenharias e descobrir possibilidades de atuação além das atividades óbvias, continue lendo nosso post!

O que todas as engenharias têm em comum?

Os engenheiros não são uma novidade da modernidade. Muito pelo contrário, eles já estavam presentes na Idade Antiga, trabalhando no planejamento de monumentos como as pirâmides do Egito. Ao longo do tempo, o que aconteceu foi a especialização do conhecimento, principalmente à medida que foram desenvolvidas novas tecnologias.

Hoje em dia, há mais de 30 variações de engenharia, como civil, química, ambiental, mecatrônica, entre outras. Todas elas apresentam disciplinas em comum, especialmente ligadas a cálculos, e se diferenciam pelos conhecimentos específicos.

Em suas funções, o que elas têm em comum é a capacidade de resolver problemas para otimizar processos da vida cotidiana. Assim, seus focos são a busca por inovação e praticidade, além de mais segurança.

Onde posso atuar na área de engenharia?

Os espaços de trabalho mais comuns para os engenheiros são as indústrias e canteiros de obras. Mas você sabia que engenheiros civis podem atuar em escritórios ou laboratórios? Abaixo, você descobre algumas possibilidades que vão muito além do óbvio. Confira!

Gestão de projetos

Engenheiros podem assumir a função de administradores nos projetos em que estão envolvidos. Esses profissionais podem ficar responsáveis por tarefas como controle financeiro, contratação de pessoal, contato com fornecedores e tudo o que está incluso na área de gestão.

Pesquisa

Empresas e universidades recrutam engenheiros para realizar pesquisas e, assim, eles se tornam cientistas. O mais comum é a atuação em pesquisas para análise de materiais, mas os engenheiros também podem participar do processo de desenvolvimento de novas tecnologias.

Planejamento de trânsito

A criação de novas estradas e viadutos e a colocação da sinalização de trânsito dependem de estudos realizados por diferentes profissionais para garantir a eficiência e a segurança das pessoas.

Entre os membros da equipe, estão envolvidos diversos engenheiros. Estes são responsáveis não somente pelo planejamento da construção das vias, mas também por analisar a logística por trás delas, de modo que o tráfego seja o mais fluido possível.

Controle da poluição

Engenheiros podem ficar responsáveis por controlar a poluição nos sistemas hídricos e no ar, especialmente com o objetivo de reduzir o impacto ambiental provocado pelas indústrias. Dessa forma, eles se encarregam de fazer análises sobre medidas que permitem reduzir a emissão de poluentes.

Como você acabou de ver, as funções desempenhadas pelos engenheiros não são nada limitadas e ainda há muito mais do que nós mostramos aqui. Existem diferentes campos de atuação, que tornam a profissão muito mais versátil do que a maioria das pessoas pensa!

Depois de descobrir todas as possibilidades da área de engenharia, que tal começar a planejar seu curso? Acesse nosso site e descubra as opções que nós oferecemos em nossa instituição!

X