Alunos do curso de Fisioterapia oferecem assistência especializada a atletas de competições universitárias

Técnicas de aquecimento, liberação escapular e ventosaterapia. Esses foram alguns dos procedimentos realizados pela equipe do curso de Fisioterapia da FAT, composta por alunos e professores, durante o JUBs – Conferência Nordeste e o FISU América 3×3, competições realizadas no período de 5 a 11 de agosto, em Maceió (AL).

“É um momento onde há discussões sobre casos clínicos e a necessidade de identificar sinais e sintomas nos pacientes para que a conduta exata do tratamento seja escolhida, uma prática que aproxima o aluno do mercado de trabalho e abre a visão deles para as áreas de atuação da profissão escolhida”, pontua o fisioterapeuta Clistenis Cavalcante, professor do curso. “Foi uma experiência única participar desses eventos e vivenciar situações reais de atendimento”, destaca Dara Almeida, aluna do 8.° período do curso.

Para o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, a FAT é uma referência para Alagoas. “A instituição entende o valor do esporte como uma ferramenta de desenvolvimento para os seus alunos. Por isso, a presença dos futuros profissionais de Fisioterapia fez toda a diferença durante o evento, com o atendimento aos competidores, o que também reforça o compromisso da CBDU com os atletas”, destaca Cabral.

FISU América 3×3

Com uma atuação notável, o Basquete 3×3 da FAT participou do FISU América e, pela primeira vez, disputou a competição em casa, com adversários de diversos países, como: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai. “Apresentamos uma boa atuação e comemoramos grandes vitórias, a exemplo dos jogos contra o Chile e a Costa Rica”, orgulha-se o técnico Erivaldo Silva “Shampoo”, também coordenador de esportes da FAT. “A presença dos alunos de Fisioterapia nas competições reafirma que esporte e educação devem andar lado a lado”, complementa.

Escolhido para fazer o juramento do atleta, representando todos os competidores, o atleta Gabriel Lopes, aluno do curso de Fisioterapia da FAT, ressalta que a participação no evento foi enriquecedora. “Mais uma vez, pude representar o Brasil e Alagoas por meio do Basquete 3×3 e ainda tive a honra de fazer o juramento numa competição de alto nível. A experiência foi gratificante”, pontua.

JUBS – Conferência Nordeste

E pela primeira vez o time de Futsal da FAT participou do JUBs, participação animadora para a equipe. O técnico do time, Rafael Braga, explicou que a grande missão era representar bem Alagoas. “E conseguimos! Revelamos a força da modalidade e deixamos a nossa marca na competição, o primeiro passo para crescermos em resultados rumo à elite do desporto universitário nacional”, orgulha-se.  Sentimento compartilhado pelo ala do time, Douglas Barbosa, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Sou um dos atletas que participa do programa desde o início. Ver o time crescer e participar de uma competição como o JUBs foi imensamente gratificante. Evoluímos juntos a fim de elevar a qualidade do Futsal universitário, em Alagoas”, enfatiza.

E o time de Basquete adulto da FAT também competiu no JUBs. “Nossa equipe evoluiu bastante.  Vamos manter a nossa rotina de preparação para os próximos jogos”, finaliza “Shampoo”.