Atleta FAT conquista quatro medalhas no Pan-Americano Universitário

O atleta FAT, Alexandre Junior, 30, comemora a conquista de quatro medalhas no Pan-Americano Universitário, competição disputada entre os dias 19 e 29 de julho, em São Paulo. Foram duas medalhas de ouro – uma nos 100 metros costas e outra nos 50 metros costas –, uma de prata nos 50 metros borboleta, e bronze nos 50 metros livre, o que faz dele uma referência na natação paralímpica mundial. Júnior foi convocado a vestir a camisa do Brasil na competição internacional que reuniu 1.500 atletas em 12 modalidades esportivas. “Estou muito feliz com minhas conquistas. Realizei meu objetivo de subir ao pódio’’, comemora.

O nadador se consagrou tricampeão brasileiro nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), na categoria paralímpica. A disputa foi realizada em maio, também em São Paulo. Ele subiu no lugar mais alto do pódio nos 100 metros costas, e ainda ganhou medalha de prata nos 50 metros livres, e bronze nos 100 metros borboleta. Junior também foi convidado pela Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU) para ser embaixador estadual do esporte universitário brasileiro. “É uma grande responsabilidade ser o representante do Estado nas solicitações à Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) por melhorias estruturais e financeiras para as mais diversas categorias”, destaca.

A história do atleta no esporte teve início com um processo de reabilitação.  Aos 13 anos, ele foi acometido por uma infecção que se alojou no fêmur, levando-o a amputar uma parte do osso. Por orientação médica, Alexandre começou a fazer hidroginástica e depois começou a nadar. Hoje o atleta acumula títulos. “Conquistei 9 medalhas do JUBS – cinco de ouro, três de prata e uma de bronze, duas de prata em competições internacionais, e tenho uma prata também da copa ‘Rei e Rainha do Mar’’, comemora. E ele já está pensando nas próximas competições. “Vou participar do JUBS em Maringá no mês de novembro e já vou começar o treinamento’’, disse.

Seja um atleta FAT

O nadador, que é aluno do curso de Direito, faz parte do programa ‘’Seja um atleta FAT’’, que concede descontos de até 100% nos cursos da instituição para atletas. “Sou muito grato por tudo que a instituição me proporciona. Desde o ensino de qualidade até o apoio para continuar participando de grandes competições a nível nacional”, conclui Junior.