Clínica Escola de Odontologia é inaugurada durante solenidade na Unidade Barro Duro

A Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) inaugurou, na última terça-feira (21.8), a Clínica Escola de Odontologia da instituição, onde os alunos do curso de Odontologia, sob supervisão dos professores, vão realizar atendimentos diários abertos à comunidade. Para o diretor-geral da instituição, Mario César Jucá, atender a uma necessidade da população por meio da prática profissional de um ensino de qualidade é um compromisso da FAT. “A clínica representa uma grande conquista. Os alunos de Odontologia dispõem de equipamentos modernos e iniciam a parte prática levando atendimento de qualidade para população”, destacou.

Com espaço de aproximadamente 182 m2, a clínica tem capacidade para atender até 12 pacientes, simultaneamente, e oferece os serviços de restauração de dentes, radiografias dentárias, profilaxia e orientação odontológica, extrações, tratamentos de canais, periodontia, prótese total, além de atendimento de urgência e tratamento em crianças. De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da FAT, Eraldo Andrade, “ter uma clínica na parte alta da cidade que oferece saúde bucal, realizando um trabalho preventivo, é um ganho para toda a sociedade”, salienta. “A cada período, os alunos aprendem uma nova especialidade da Odontologia e, na clínica, eles têm oportunidade de aplicar os conteúdos vistos em sala de aula utilizando equipamentos modernos’’, complementou.

‘’A instituição está crescendo e a inauguração da clínica representa mais um passo para a FAT’’, disse o empresário José Robson Rodas, membro do Conselho Consultivo Empresarial da instituição. Opinião compartilhada pelo presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda, que também é do conselho. “Estou impressionado com as instalações da Clínica Escola. O espaço moderno amplia o acesso odontológico e contribui para a formação dos alunos’’, reforçou.

Para a gerente de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Thaysa Gatto, a clínica também contribui para a ampliação do acesso dos alagoanos à saúde bucal. “O município já tem uma parceria com a FAT por meio da Unidade Docente Assistencial do Barro Duro. E agora, com a clínica, temos a possibilidade de ampliar a cobertura odontológica, que é de 30%, atendendo àqueles que não conseguem ser assistidos pelo SUS”, reforça. “A prática dentro da faculdade é fundamental. Essa interação entre o aluno e o paciente durante a graduação é o primeiro passo para a formação de profissionais éticos e qualificados”, conclui Márcia Telma Tenório Guimarães, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL).

Além dos membros do Conselho Consultivo Empresarial da FAT, participaram da solenidade a promotora de justiça, Failde Soares Ferreira de Mendonça; a gerente administrativa da UDA Barro Duro, Cecília Bonilla; o pároco universitário, padre Elison Silva; e membros do corpo diretivo da faculdade.