Dúvidas Frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR A MATRICULA?

Duas Fotografias 3X4 (de frente e recente);
Uma fotocópia da Carteira de Identidade (autenticada);
Título de Eleitor e Comprovante de Votação na última Eleição (uma fotocópia autenticada);
Certidão de Nascimento ou Casamento (uma fotocópia autenticada);
C.P.F. (fotocópia autenticada);
Comprovante de residência (uma fotocópia autenticada);
Carteira de Reservista (específico para alunos do sexo masculino) (fotocópia autenticada);
Uma fotocópia do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticadas).
OBS.: As fotocópias deverão ser autenticadas por cartório.

QUAL O PROCEDIMENTO PARA TRANCAR O CURSO?

O trancamento de matrícula poderá ocorrer em duas situações:

Com o período letivo em curso ou ao término do período letivo. Na primeira situação, o aluno trancará o período em curso (desde que obedeça ao prazo estabelecido no calendário acadêmico)
E na segunda situação o aluno estará trancando o período subsequente.
Deverá ser requerido pelo próprio aluno, quando maior de idade, ou por seu representante legal através de procuração, utilizando o requerimento da IES e dirigido à Secretaria Acadêmica. Não será autorizado o trancamento de matrícula no primeiro período do curso.

O QUE É REOPÇÃO?

Reopção é o processo pelo qual o aluno regularmente matriculado na Instituição obtém permissão para transferir-se do curso de origem para outro curso da Instituição, mediante análise da Secretaria Acadêmica e do Coordenador de Curso. Confira aqui o EDITAL 2017.2.

O QUE É ADIANTAMENTO DE DISCIPLINAS? O QUE DEVO FAZER SE DESISTIR DO CURSO?

Adiantamento de Disciplinas é o pedido do aluno, para cursar disciplinas previstas em sua matriz curricular de outros módulos do curso no qual está matriculado, desde que seja a partir do 2º período, condicionado à existência de vagas, para aluno sem dependências.

O aluno só poderá adiantar disciplinas do período subseqüente ao que estiver matriculado, desde que não coincida com os horários das disciplinas em curso.

O QUE DEVO FAZER SE DESISTIR DO CURSO?

Requerer a desistência do curso, na secretaria acadêmica, mesmo que o período esteja em andamento. Com a desistência, o aluno fica totalmente desligado da instituição. Para ingressar novamente, tem que participar do processo seletivo.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA?

Documento que certifique o vínculo atual do requerente com a Instituição de Ensino Superior (IES) de origem;
Histórico Escolar completo do requerente, fornecido pela IES de origem, discriminando por semestre/ano letivo e contendo, inclusive, os resultados obtidos em todas as disciplinas nas quais efetuou matrícula;
Documento contendo o ano de realização e os resultados obtidos no Concurso Vestibular, ou processo equivalente;
Documento discriminando a relação de disciplinas nas quais esteja matriculado no semestre/ano letivo em curso, quando for o caso;
Programa detalhado de todas as disciplinas nas quais esteja matriculado no semestre/ano em curso, contendo, inclusive, carga horária e período de aplicação;
Descrição do processo de apuração do rendimento escolar utilizado na IES de origem;
Comprovante de autorização ou reconhecimento do Curso de origem;
Comprovante da taxa de recolhimento, autenticada pelo Banco.

NÃO RECEBI O BOLETO PARA PAGAMENTO DA TAXA DE REMATRÍCULA!

Acesse o sistema acadêmico e visualize na aba Financeiro opção Extrato acadêmico, o seu boleto. Caso não visualize dirija-se ao setor financeiro para a impressão da 2º via do boleto.

NÃO CONSIGO REALIZAR A MATRÍCULA PELO SISTEMA!

Verifique a sua situação financeira, e se seu curso já está apto para rematrícula online.

NÃO PRETENDO CURSAR TODAS AS DISCIPLINAS SUGERIDAS PELO SISTEMA ACADÊMICO!

Consulte a grade curricular do seu curso e análise os pré-requisitos das disciplinas, atente para o total da carga horário escolhida. A carga horária total não deverá exceder o limite do seu curso.

TENHO DÚVIDAS SOBRE QUAIS DISCIPLINAS DEVEREI CURSAR ESTE SEMESTRE!

Procure o Coordenador do seu curso e realize a montagem do seu horário supervisionado.

NÃO TENHO ACESSO A INTERNET!

Dirija-se ao setor de Informação (TI).

QUERO RETIRAR UMA DISCIPLINA QUE ESCOLHI NO ATO DA REMATRÍCULA!

Aguarde o período de ajuste de disciplinas conforme calendário acadêmico.

QUANDO TEREI OS BOLETOS DAS MENSALIDADES?

Após sua rematrícula eles estarão disponíveis no seu sistema acadêmico.

AINDA NÃO CONSEGUI REALIZAR A REMATRÍCULA!

Dirija-se a UMJ para receber auxilio.