Grupo de alunos e professores de Odontologia formam ligas acadêmicas a fim de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão

As ligas acadêmicas buscam ampliar o conhecimento de alguma área do curso, com o objetivo de promover ensino, pesquisa e extensão.  E foi pensando nisso que alunos e professores do curso de Odontologia da FAT deram início ao processo de criação das ligas acadêmicas de Periodontia (LAPE) e de Cirurgia Oral e Maxilofacial (LACOM). “Por meio da liga, tenho a oportunidade de aprofundar tudo o que vejo em sala de aula, explorando um conteúdo do meu interesse. É uma experiência única e gratificante”, conta Luana Cavalcante, Diretora de Comunicação da LAPE e aluna do 8. ° período do curso.

As ligas são constituídas por atividades extraclasse, com ações voltadas para promoção à saúde, educação e pesquisas que contribuem para o desenvolvimento científico, como a participação em congressos nacionais e internacionais, e publicações de artigos. “O nosso objetivo é formar mais ligas, até o final do ano, a fim de integrar ainda mais a comunidade discente”, explica Ricardo Marinho, coordenador do curso de Odontologia.

Para participar das ligas, o aluno deve estar matriculado e cursando a disciplina correspondente. Os interessados podem procurar membros do corpo diretivo, que é composto por alunos do 6.° e 9.° períodos. Algumas ligas, como a LACOM, já estão em fase de nivelamento estudantil com professores da FAT e convidados. Já a LAPE inicia as atividades, no próximo dia 17 de agosto, às 9h, com cursos introdutórios. Mais informações: lacomliga@gmail.com e no instagram @ligadeperiodontia.