MATRÍCULAS ABERTAS Graduação Presencial, Semipresencial e Digital
A iniciação científica desempenha um papel fundamental no ambiente acadêmico, proporcionando uma série de benefícios tanto para os estudantes quanto para a comunidade científica e para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Essa prática envolve a participação ativa de estudantes de graduação em projetos de pesquisa sob a orientação de professores e pesquisadores experientes.
O Centro Universitário Mario Pontes Jucá estimula e apoia o desenvolvimento da iniciação científica entre seus estudantes. Por meio de bolsas, mentoria, infraestrutura e eventos acadêmicos, nossa instituição cria um ambiente propício para que os alunos explorem suas paixões, desenvolvam habilidades de pesquisa e contribuam para o avanço do conhecimento em suas áreas de estudo.
Para promover a constante melhoria da qualidade acadêmica e investir em novos métodos de ensino e aprendizagem, convidamos você, que faz parte da história da UMJ, a responder nossa pesquisa. Sua opinião é fundamental!
Para que seja reconhecida como atividade de extensão universitária, a equipe executora da atividade de extensão deve ser integrada pelos estudantes, que devem ser os protagonistas, e a comunidade externa deve estar envolvida. A atividade deve cumprir um papel formativo. Nas atividades complementares, por sua vez, ainda que possam desempenhar um papel formativo, o estudante pode participar na condição de ouvinte e em ações que não envolvam a comunidade externa, por exemplo, como participante/ouvinte em seminários e palestras.
As atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos Projetos Político-pedagógicos dos cursos, inserem-se nas seguintes modalidades:
I. Programas: atividades integradas, de médio e longo prazo, orientadas a um objetivo comum,
articulando projetos e outras atividades de extensão.
II. Projetos: atividade de caráter educativo, social, cultural, científico, tecnológico com prazo determinado.
III. Cursos e oficinas: cursos de atualização, treinamento, qualificação profissional, aperfeiçoamento.
IV. Eventos: congresso, seminário, ciclo de debates, exposição, espetáculo, evento esportivo, festival.
V. Prestação de serviço: serviço de consultoria, assessoria e curadoria, assistência à saúde humana, assistência à saúde animal, assistência jurídica e judicial.
Não. As atividades de extensão, conforme definidas na Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, precisam estabelecer uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Somente os estudantes que iniciaram seu curso de graduação a partir do ano de 2023 deverão cumprir 10% da carga horária do curso em atividades presenciais de extensão.
Os estudantes devem cumprir a carga horária de extensão durante o seu percurso formativo, ou seja, eles têm o tempo de duração do curso de graduação para participar, comprovar e creditar as horas relativas à extensão.
Reitoria
Mario Cesar Jucá
Mario Cesar Jucá Filho
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Palloma Araújo Costa – Assessora Extensão
Keilanny Soares – Assistente Extensão
Clara Gonzaga – Coord. Estágio
Marivania – Assistente Estágio
Atendimento presencial:
Centro Administrativo (ao lado da biblioteca), sala 4
Telefone: (82) 3311-5632
E-mail:
extensao@umj.edu.br
iniciacao@umj.edu.br
estagio@umj.edu.br
Av. Muniz Falcão, 1200
Barro Duro, Maceió/AL, Brasil
CNPJ: 01.073.457/0001-99
UMJ – Centro Universitário Mario Pontes Jucá © 2023
Webdesign: Edel Marques | Desenvolvimento: Arthur Paredes