Professoras da FAT apresentam trabalhos em evento nacional de Serviço Social

Preparar os profissionais para os desafios do mercado de trabalho é um dos objetivos da FAT. Por isso, os docentes de todos os cursos passam por constantes atualizações, como é o caso das professoras Rosa Machado e Maricelly Santos, ambas do curso de Serviço Social. Elas participaram, entre os dias 2 e 7 de dezembro, do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), em Vitória, no Espírito Santo, evento que, nesta edição, levantou a reflexão sobre a radicalização do capital, as lutas, as resistências e o Serviço Social.

Considerado um dos eventos mais importantes da área, o ENPESS reuniu estudantes e profissionais todo o País. “Foram discutidos assuntos como a formação profissional, a construção do estágio curricular e extracurricular, diversidade, gênero, raça, temas bastante atuais, que possibilitam o reconhecimento das tendências na contemporaneidade”, explica Rosa. Mestre em Serviço Social e professora da FAT há dois anos, ela apresentou dois trabalhos, durante o evento, com as temáticas: “A Degradação do Trabalho na Sociedade Capitalista: da Origem à Atualidade” e “A Degradação do Trabalho e do Trabalhador: uma Análise a partir da Crise Estrutural Capitalista”. “Tais temáticas estão intrinsecamente articuladas à formação profissional e a uma prática comprometida com o projeto ético-político defendido pela categoria profissional”, ressalta.

Doutoranda em Serviço Social, a assistente social e professora da FAT, Maricelly Santos, também apresentou trabalho durante o encontro, com o tema “A Formação Profissional em Serviço Social: os Desafios frente ao Projeto Privatista de Ensino”. “O Encontro Nacional contribuiu para a nossa atualização profissional enquanto docentes e pesquisadoras, elevando, ainda mais, a qualidade da formação que a FAT oferece”, destaca ela, que também é conselheira vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS/AL) e coordena a Comissão de Formação Profissional desse conselho.