EXTENSÃO
De acordo com Art. 207. Da Constituição Federal de 1988, As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta modo a UMJ instituiu a Pró-Reitoria de Extensão, que estabelece uma ponte entre a sociedade e o que é desenvolvido pela UMJ; é o braço que integra estudos e pesquisa com a comunidade. Contamos com projetos que envolvem as áreas temáticas: Direitos Humanos e Justiça; Tecnologia; Trabalho; Comunicação; Cultura; Gastronomia, Educação e Saúde. Elas são desenvolvidas pelos docentes, discentes e quadro administrativo. Os projeto e eventos internos e externos são desenvolvidos em parcerias com os Coordenadores de cada área, afim de, proporcionar aos discentes o maior aprimoramento de conhecimento através das atividades complementares, dando oportunidade também da participação da Sociedade como forma de contribuição ao desenvolvimento local. A inserção de alunos em campos de aulas práticas, estágio e mercado de trabalho são realizados através das parcerias estabelecidas pela Pró-Reitoria de Extensão com a Sociedade, que proporcionam oportunidades de interação entre o ensino e a prática.
DA EXTENSÃO
- A institucionalização da Extensão veio fortalecer o preceito constitucional de indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e Extensão.
- A Extensão preconiza a renovação das práticas e métodos acadêmicos direcionados para as comunidades locais e regionais. Sem as ações extensionistas, corre-se o risco de repetição dos padrões conservadores, inviabilizando a inovação e criatividade em promover a articulação do meio acadêmico com a sociedade.
- Embora não haja consenso sobre o conceito de extensão no Brasil, este tende a definições relativamente amplas. Admitindo o caráter multivariado das atividades extensionistas e o princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, evidencia-se que a extensão deve articular o ensino e a pesquisa para estabelecer relações com outros setores da sociedade.
- É nesse sentido que busca desenvolver políticas de promoção e renovação dos projetos acadêmicos da IES . A política de extensão prioriza, justamente, a busca parcerias que favoreçam o diálogo, a sinergia e o apoio mútuo entre ações, projetos e setores extensionistas, objetivando potencializar resultados acadêmicos e sociais, otimizando o uso dos recursos de que a IES dispõe.
- Dessa maneira, busca-se imprimir às ações de Extensão a consistência teórica e práticas necessárias a efetividade das ações extensionistas.
- A indissociabilidade entre o Ensino – Pesquisa – Extensão constitui a forma possível para que o Ensino Superior possa cumprir a função social do conhecimento produzido. Essa tríade constitui a gênese e a essência do ensino superior, baseado nas ideias precursoras e centenárias, porém contemporâneas de produzir conhecimento, transmiti-lo às gerações mais novas e disseminá-la para o bem da humanidade.
DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
- A responsabilidade social constitui um dos eixos norteadores e incorporadores das ações da UMJ/AL no ensino, na pesquisa e na extensão. Institucionalmente, a IES tem o seu reconhecimento de utilidade pública pelas esferas de ter como mantenedora a Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura – FAPEC. O compromisso social perpassa todos os projetos institucionais e cada projeto pedagógico de curso. As políticas de ensino de graduação e pós-graduação, as de pesquisa, as de Cultura e Relações Comunitárias e as de Gestão orientam as inserções dos compromissos institucionais.
- A UMJ opera nas esferas da inclusão social, do desenvolvimento econômico social, de saúde e meio ambiente, de preservação da memória e do patrimônio cultural e as ações pastorais.
- O conjunto dessas ações de Responsabilidade Social revela a preocupação institucional e o empenho da UMJ para a criação de espaços de participação e reflexão, envolvendo a comunidade no enfrentamento de desafios colocados pela realidade social, por meio do trabalho desenvolvido por professores, funcionários e estudantes. As ações propostas pela IES revelam a efetivação do diálogo que se estabelece entre ela e a sociedade, estimulando a construção de um conhecimento coletivo e transformador.
- Um importante impacto social resulta de um conjunto de atividades desenvolvidas por suas duas unidades, sobretudo a UMJ possui uma Unidade de Docência-UDA com várias as
- especialidades clínica, uma Clínica Integrada de Odontologia. Para assegurar o cumprimento de sua missão acadêmica e de sua missão social, a IES , além de ser campo de estágio supervisionado para estudantes e também sendo agraciada por vários anos consecutivos com a certificação do selo de Responsabilidade Social do Ensino Superior e Prêmio Amigo da Inclusão entregue pela Associação Pestalozzi de Maceió.
- Dentre estas ações podem ser citadas: (a) Ampliação do apoio social às escolas de ensino fundamental a partir das existentes nos municípios de Rio Largo, Satuba e Maceió; (b) Ampliar o apoio a grupos de melhor idade tais como o existente atualmente (CREMID); (c) Ampliar projetos de assistência social tais como: Projeto praça pública; gastronomia do bem; Assistência a desabrigados Maceió e regiões metropolitanas; Assistência a abrigos de idosos, dentre outros.
- A IES vem debatendo as questões que direta ou indiretamente estão relacionadas à responsabilidade social, envolvendo o compromisso social e da identidade acadêmica, inclusive pelo viés da importância das ações no campo da extensão acadêmica.
- A UMJ foi a primeira Instituição de Ensino do Estado de Alagoas a participar da SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, promovida pela ABMES, desde de 2006 até o presente momento, já foram realizadas diversas atividades que beneficiam a comunidade do entorno, detalhamento nas revistas ABMES: https://www.sisdia.abmes.org.br/hotsite/index/id/4219/ano/2015/
DO ALUNO ATLETA
- O Programa foi construído como incentivo ao esporte e a educação, tornando-se parte integrante da Política de Responsabilidade Social da UMJ, onde são selecionados alunos pelo perfil sócio econômico, despenho acadêmico e vocação para o esporte.
- Dentro do Programa está inserida a Bolsa Atleta para alunos de Graduação da Faculdade, com o propósito de promover o incentivo ao esporte.
- Atualmente a UMJ conta com 52 alunos inseridos em esportes de diversas modalidades como: Basquete, Futsal, Voleibol, Natação Paraolímpica, Jiu Jitson, Taekwondo e Judô.
- Nossos atletas recebem, além da bolsa financeira, alimentação, recursos para viagens, assistência e acompanhamento dos docentes e discentes dos cursos de Nutrição, Gastronomia, Odontologia e Psicologia.
- O time de basquete 3×3 da UMJ venceu o Campeonato Brasileiro Universitário 3X3 – 2018, dessa forma, representou o Brasil na quarta edição da “3×3 FISU University League 2018 Finals”, em Xiamen, na China, realizado no período de14 a 18 de novembro/2018,. A competição vai reuniu as melhores equipes de basquete 3×3 universitário, com representantes de todos os continentes.