Programas de Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO

EXTENSÃO

De  acordo  com   Art.  207.   Da  Constituição  Federal  de  1988,   As  universidades  gozam  de  autonomia  didático-científica,   administrativa  e  de  gestão  financeira  e  patrimonial,  e  obedecerão  ao  princípio  de  indissociabilidade  entre  ensino,  pesquisa  e  extensão.  Desta  modo  a  UMJ  instituiu  a  Pró-Reitoria  de  Extensão,  que  estabelece  uma  ponte  entre  a  sociedade  e  o  que  é  desenvolvido  pela  UMJ;  é  o  braço  que  integra  estudos  e  pesquisa  com  a  comunidade.  Contamos  com  projetos  que  envolvem  as  áreas  temáticas:  Direitos  Humanos  e  Justiça;  Tecnologia;  Trabalho;   Comunicação;  Cultura;  Gastronomia,  Educação  e  Saúde.  Elas  são  desenvolvidas  pelos  docentes,  discentes  e  quadro  administrativo.  Os  projeto  e  eventos  internos  e  externos  são  desenvolvidos  em  parcerias  com  os  Coordenadores  de  cada  área,  afim  de,  proporcionar  aos  discentes  o  maior  aprimoramento  de  conhecimento  através  das  atividades  complementares,  dando  oportunidade  também  da  participação  da  Sociedade  como  forma  de  contribuição  ao  desenvolvimento  local.   A  inserção  de  alunos  em  campos  de  aulas  práticas,  estágio  e  mercado  de  trabalho  são  realizados  através  das  parcerias  estabelecidas  pela  Pró-Reitoria  de  Extensão  com  a  Sociedade,  que  proporcionam  oportunidades  de  interação  entre  o  ensino  e  a  prática.

DA EXTENSÃO

  • A institucionalização da Extensão veio fortalecer o preceito constitucional de indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e Extensão.
  • A Extensão preconiza a renovação das práticas e métodos acadêmicos direcionados para as comunidades locais e regionais. Sem as ações extensionistas, corre-se o risco de repetição dos padrões conservadores, inviabilizando a inovação e criatividade em promover a articulação do meio acadêmico com a sociedade.
  • Embora não haja consenso sobre o conceito de extensão no Brasil, este tende a definições relativamente amplas. Admitindo o caráter multivariado das atividades extensionistas e o princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, evidencia-se que a extensão deve articular o ensino e a pesquisa para estabelecer relações com outros setores da sociedade.
  • É nesse sentido que busca desenvolver políticas de promoção e renovação dos projetos acadêmicos da IES . A política de extensão prioriza, justamente, a busca parcerias que favoreçam o diálogo, a sinergia e o apoio mútuo entre ações, projetos e setores extensionistas, objetivando potencializar resultados acadêmicos e sociais, otimizando o uso dos recursos de que a IES dispõe.
  • Dessa maneira, busca-se imprimir às ações de Extensão a consistência teórica e práticas necessárias a efetividade das ações extensionistas.
  • A indissociabilidade entre o Ensino – Pesquisa – Extensão constitui a forma possível para que o Ensino Superior possa cumprir a função social do conhecimento produzido. Essa tríade constitui a gênese e a essência do ensino superior, baseado nas ideias precursoras e centenárias, porém contemporâneas de produzir conhecimento, transmiti-lo às gerações mais novas e disseminá-la para o bem da humanidade.

DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • A responsabilidade social constitui um dos eixos norteadores e incorporadores das ações da UMJ/AL no ensino, na pesquisa e na extensão. Institucionalmente, a IES tem o seu reconhecimento de utilidade pública pelas esferas de ter como mantenedora a Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura – FAPEC. O compromisso social perpassa todos os projetos institucionais e cada projeto pedagógico de curso. As políticas de ensino de graduação e pós-graduação, as de pesquisa, as de Cultura e Relações Comunitárias e as de Gestão orientam as inserções dos compromissos institucionais.
  • A UMJ opera nas esferas da inclusão social, do desenvolvimento econômico social, de saúde e meio ambiente, de preservação da memória e do patrimônio cultural e as ações pastorais.
  • O conjunto dessas ações de Responsabilidade Social revela a preocupação institucional e o empenho da UMJ para a criação de espaços de participação e reflexão, envolvendo a comunidade no enfrentamento de desafios colocados pela realidade social, por meio do trabalho desenvolvido por professores, funcionários e estudantes. As ações propostas pela IES revelam a efetivação do diálogo que se estabelece entre ela e a sociedade, estimulando a construção de um conhecimento coletivo e transformador.
  • Um importante impacto social resulta de um conjunto de atividades desenvolvidas por suas duas unidades, sobretudo a UMJ possui uma Unidade de Docência-UDA com várias as
  • especialidades clínica, uma Clínica Integrada de Odontologia. Para assegurar o cumprimento de sua missão acadêmica e de sua missão social, a IES , além de ser campo de estágio supervisionado para estudantes e também sendo agraciada por vários anos consecutivos com a certificação do selo de Responsabilidade Social do Ensino Superior e Prêmio Amigo da Inclusão entregue pela Associação Pestalozzi de Maceió.
  • Dentre estas ações podem ser citadas: (a) Ampliação do apoio social às escolas de ensino fundamental a partir das existentes nos municípios de Rio Largo, Satuba e Maceió; (b) Ampliar o apoio a grupos de melhor idade tais como o existente atualmente (CREMID); (c) Ampliar projetos de assistência social tais como: Projeto praça pública; gastronomia do bem; Assistência a desabrigados Maceió e regiões metropolitanas; Assistência a abrigos de idosos, dentre outros.
  • A IES vem debatendo as questões que direta ou indiretamente estão relacionadas à responsabilidade social, envolvendo o compromisso social e da identidade acadêmica, inclusive pelo viés da importância das ações no campo da extensão acadêmica.
  • A UMJ foi a primeira Instituição de Ensino do Estado de Alagoas a participar da  SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, promovida pela ABMES, desde de 2006 até o presente momento, já foram realizadas diversas atividades que beneficiam a comunidade do entorno,  detalhamento nas revistas ABMES: https://www.sisdia.abmes.org.br/hotsite/index/id/4219/ano/2015/

DO ALUNO ATLETA

  • O Programa foi construído como incentivo ao esporte e a educação, tornando-se parte integrante da Política de Responsabilidade Social da UMJ, onde são selecionados alunos pelo perfil sócio econômico, despenho acadêmico e vocação para o esporte.
  • Dentro do Programa está inserida a Bolsa Atleta para alunos de Graduação da Faculdade, com o propósito de promover o incentivo ao esporte.
  • Atualmente a UMJ conta com 52 alunos inseridos em esportes de diversas modalidades como: Basquete, Futsal, Voleibol, Natação Paraolímpica, Jiu Jitson, Taekwondo e Judô.
  • Nossos atletas recebem, além da bolsa financeira, alimentação, recursos para viagens, assistência e acompanhamento dos docentes e discentes dos cursos de Nutrição, Gastronomia, Odontologia e Psicologia.
  • O time de basquete 3×3 da UMJ venceu o Campeonato Brasileiro Universitário 3X3 – 2018, dessa forma, representou o Brasil na quarta edição da “3×3 FISU University League 2018 Finals”, em Xiamen, na China, realizado no período de14 a 18 de novembro/2018,. A competição vai reuniu as melhores equipes de basquete 3×3 universitário, com representantes de todos os continentes.

FORMULÁRIOS

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE OFÍCIO

Saiba Mais

REGISTRO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO

Saiba Mais

SOLICITAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE EVENTO NO SITE E REDES SOCIAIS

Saiba Mais