Psicologia das Emergências e Desastres é disciplina obrigatória no curso de Psicologia da FAT


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/9/38/b9/umjeducacao1/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Diversos especialistas abordam a importância do atendimento psicológico a pessoas em situações de emergência e desastre, uma demanda que requer um preparo específico e ainda apresenta grande carência de profissionais. Considerada um campo novo para a prática da profissão, a área estuda o comportamento humano dentro de contextos como catástrofes, desastres ou situações-limite vividas no cotidiano urbano, apresentando um foco que engloba desde a ação preventiva até o pós-trauma.

Sempre atenta às exigências do mercado, a FAT incluiu como disciplina obrigatória no curso de Psicologia a disciplina “Psicologia das Emergências e Desastres”, ofertada para os alunos do 8.º período. “Existe uma demanda crescente pelos profissionais em todas as fases da gestão dos riscos e dos desastres, não apenas para dar respostas quando um desastre acontece, mas para trabalharem na construção de políticas de prevenção. Preparar profissionais para essa demanda é urgente”, comenta Paulo Nascimento, Mestre em Psicologia e professor da FAT.

Na última sexta-feira (9.8), alunos do curso de Psicologia da instituição participaram de uma palestra sobre o tema promovida pelo Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-AL) e ministrada pela psicóloga Ionara Vieira Moura Rabelo, que fez uma abordagem geral sobre a atuação da Psicologia nas políticas nacionais de defesa civil. “Todos os dias nos vemos envolvidos com desastres de natureza sociopolítica, epidemias ou desastres naturais. Trabalhar esse tema com os nossos alunos proporciona uma formação atualizada dentro das exigências do mundo atual. Dessa forma, os futuros profissionais ampliam a visão para outros campos de trabalhos, nesse caso, vinculados a políticas públicas”, complementa Nascimento.

“A oportunidade de assistir a uma palestra com a Ionara Rabelo, que é referência na área de emergências e desastres foi, sem dúvida, de suma importância para a minha formação, visto que estamos passando por uma situação extremamente preocupante aqui em Maceió, nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro”, destaca Liana Barros, uma das alunas do 8.º período do curso de Psicologia da FAT que participaram da palestra. “Entender como podemos atuar e, também, o que não podemos fazer, foi importantíssimo. A disciplina das Emergências e Desastres é um grande diferencial do curso da FAT, o que nos garante ainda mais segurança para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, finaliza.

 

Compartilhe nas redes sociais