Síndrome de Irlen é tema de ciclo de palestras na FAT
A síndrome de Irlen é causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz déficits visuoperceptuais e na leitura. Dados do Hospital Francisco Vilar revelam que a síndrome, ainda pouco conhecida, possui altas taxas em todo o mundo: 12 a 14% da população em geral, 33 a 46% dos indivíduos com déficits de atenção, e 55% dos indivíduos com traumatismos cranianos e lesão contragolpe.
A fim de discutir sobre o tema, o curso de Psicologia da FAT promoveu, no dia 24 de outubro, no auditório da Unidade Barro Duro, um ciclo de palestras com terapeutas ocupacionais e palestras. “Esse é um assunto muito importante para a formação completa dos futuros psicólogos tendo em vista que, futuramente, podem surgir casos assim no caminho da atividade da profissão”, explica Juliana Omena, coordenadora do curso de Psicologia e Diretora de Ensino da Unidade Barro Duro.
“Síndrome de Irlen, diagnóstico e suas implicações para aprendizagem” foi o tema que abriu o ciclo e contou com a contribuição da terapeuta ocupacional, Taís Sarmento, que contou um pouco sobre a rotina de quem tem a doença. “É uma síndrome pouco conhecida, os estudantes precisam ter esse conhecimento para identificar pacientes que possam ter essas características. Inclusive eu tenho e descobri aos meus 28 anos. Se eu tivesse acesso às informações sobre a síndrome antes poderia ter evitado diversas situações em minha vida”, ressalta a terapeuta.
O evento contou ainda com a participação do psicólogo Alexandre Ribeiro, que falou sobre os aspectos da psicomotricidade e suas interferências na aprendizagem. “O psicólogo precisa conhecer a síndrome para que busque aprimorar suas abordagens e, dessa forma, ofereça o melhor tratamento possível para o paciente”, comenta. “Mais um grande momento que o curso proporciona. Por meio dele, pude aprender um pouco mais sobre esse conteúdo tão específico”, agradece Silane Souza, aluna do 8. ° período de Psicologia.
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