“A importância da Iniciação Científica na criação de marcas e patentes” é um dos temas do I Seminário de Iniciação Científica

O ensino superior tem como pilar o ensino, a pesquisa e a extensão, por este motivo, o Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ vai promover o I Seminário de Iniciação Científica, a fim de fortalecer esse tripé e, como consequência, fortalecer a missão institucional da UMJ. O evento será realizado no período de 9 a 11 de Agosto, sempre às 19h, pelo canal do Youtube da UMJ. No entanto, aqueles que tiverem interesse em obter certificado, devem se inscrever na plataforma PESCA. “Divulgar, socializar e democratizar o conhecimento é o papel fundamental da ciência e, a Iniciação Científica é o abre alas do mundo científico”, destaca a pró-reitora de Extensão, Fátima Lippo.

Para enriquecer o momento, a programação do evento conta com grandes nomes nas áreas de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo, além da divulgação dos resultados obtidos nos estudos desenvolvidos por nossos alunos e docentes em diferentes áreas do conhecimento. Confira:

09.08

Tema: Governo e Inovação Aberta: o papel da academia na transformação digital de governos, com Antonio Carvalho e Silva Neto

Tema: A importância da participação nos editais de pesquisa, com João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE IC

1. O autocuidado como método de prevenção e controle das infecções vaginais e IST”S em uma população de Maceió AL. (ENFERMAGEM)
  2. A prevalência de idosos em uso de psicotrópicos em uma unidade docente assistencial. (ENFERMAGEM)
  3. A eficácia do Estado e suas Instituições no combate ao crime Organizado. (DIREITO)
  4. Parâmetros anatômicos para instalação de implantes pterigóides. Uma análise tomográfica em maxilas atróficas. (ODONTOLOGIA)

10.08

Tema: A importância do Comitê de Ética em pesquisa na Área de Saúde, com Adriana de Lima Mendonça

Tema: A importância da Iniciação Científica na criação de Marcas e patentes, com Luiz Pedro Bezerra Brandão