A Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura (FAPEC) foi estabelecida em janeiro de 1996 e tem se dedicado ao avanço da sociedade de Alagoas desde então. Em julho de 1999, obteve autorização da Secretaria da Educação e do Desporto do Estado de Alagoas para o credenciamento do Centro de Educação Tecnológica de Alagoas (CET) e, consequentemente, para oferecer cursos técnicos de nível médio.

Em janeiro de 2002, a FAPEC obteve o credenciamento da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com a autorização para oferecer cursos de graduação.

O que significa UMJ?

Reconhecida como a melhor faculdade de Alagoas pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), a FAT foi credenciada em 2020 como Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) pelo governo federal.

Atualmente, a UMJ oferece cursos de bacharelado, licenciatura, tecnológico e pós-graduação e MBA, além de uma variedade de serviços comunitários por meio de suas unidades assistenciais.

Ao longo do tempo, a FAPEC, como mantenedora da UMJ, tem expandido as opções de educação e conhecimento científico e tecnológico em Alagoas. A instituição promove pesquisas, ensino, estudos e consultorias técnicas para atender diversos setores da comunidade, oferecendo suporte a órgãos públicos e privados para impulsionar o crescimento do mercado alagoano, colaborando no desenvolvimento de processos e serviços. Além disso, desempenha um papel importante na capacitação e seleção de recursos humanos, alinhando-se à política de desenvolvimento nacional.

A FAPEC e a UMJ têm sido agentes fundamentais no progresso educacional e social do estado, fornecendo formação acadêmica e contribuindo para o avanço econômico e social de Alagoas.

Nosso objetivo

Formar profissionais capazes de gerar e aplicar conhecimento e tecnologia, aptos para ingressar em setores profissionais e contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira de forma criativa. Assim, busca-se garantir aos alunos um desenvolvimento sólido, valorizando a aprendizagem contínua e estimulando a busca e ampliação das competências exigidas pelo mercado, além do fomento à pesquisa.

Missão

Educar, em todos os níveis, para o exercício de atividades profissionais e de formação do indivíduo, promovendo o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.

Visão

Ser referência de excelência no ensino e oferta de serviços de qualidade e relevância social, com práticas flexíveis, criativas e inovadoras.

Valores

Cidadania
Inovação
Excelência
Responsabilidade Social
Atitude Empreendedora
Educação Transformadora
Ética

Administração

Assembleia geral elege a diretoria da instituição com mandato de seis anos. O corpo diretivo seleciona os gerentes em execução.

Reitor: MARIO CESAR JUCÁ
Vice-Reitor: MARIO CESAR JUCÁ FILHO
Pró-Reitor de Gestão: ALBERTO JORGE OMENA VASCONCELLOS
Pró-Reitora de Extensão: MARIA DE FÁTIMA DA COSTA LIPPO ACIOLI
Pró-Reitor de Tecnologia da Informação e Inovação: PEDRO TENÓRIO MASCARENHAS NETO
Gerência Administrativa: ÂNGELA BARBOSA DUARTE
Gerência Financeira: EDJA ROZENDO DOS SANTOS
Gerência de Recursos Humanos: MONIQUE SOUZA ROCHA GOMES
Secretaria Acadêmica: TÂNIA MARIA HOLANDA CARVALHO

Conselho Acadêmico

O Conselho Acadêmico é órgão normativo e consultivo que delibera questões voltadas a aspectos administrativos, didático-científicos, disciplinares. Em sua composição estão presentes: o corpo diretivo e de gestão acadêmica dos cursos de graduação ofertados. Este Conselho está regulamentado no Art. 8° do Regimento da UMJ.

Conselho Consultivo Empresarial

O Conselho Consultivo Empresarial é órgão consultivo do Centro Universitário Mario Pontes Jucá, UMJ/AL tem por finalidade assessorar na interação da Instituição com o setor produtivo e a comunidade em geral, visando ao contínuo aperfeiçoamento dos currículos de seus cursos e à articulação com as empresas para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Compartilhe nas redes sociais