Um espaço criado para os alunos do curso de Direito terem a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula, sob a supervisão de professores e profissionais da área. Esse é o principal objetivo dos Núcleos de Pesquisa Jurídica, de Apoio ao Endividado e de Defesa do Consumidor, inaugurados na tarde da última segunda-feira (12.8), na Unidade Barro Duro da UMJ. Além das orientações jurídicas, será ofertado, também, atendimento psicológico. Os atendimentos terão início até o final de agosto e serão realizados, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, por ordem de chegada.

“O núcleo visa atender às pessoas que têm hipossuficiência, que gastam mais do que a renda da família, por meio de orientações para que elas controlem seus gastos. A participação da Psicologia é fundamental porque, em certo ponto, o endividamento se alastra para toda a família o que termina sendo um ciclo sem fim”, explica a coordenadora do curso de Direito da UMJ, Adilza Amaral. Orientação jurídica, representação de proposição de ações ou apresentação de defesas em demandas de disputa pela posse, despejo, herança, parte contratual, direito do consumidor, e o direito da criança e do adolescente, além de apoio psicológico para compreender as demandas pessoais dos clientes e desenvolver o trabalho de apoio aos endividados são alguns dos serviços que serão oferecidos pelos núcleos.

“É um reforço do compromisso da UMJ com a formação dos futuros operadores de Direito e com a sociedade”, comemora Rafael Herculano, aluno do 6º período do curso de Direito. Para a defensora pública Norma Negrão, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública Estadual, “a parceria com a UMJ amplia o acesso do público, além de oferecer um diferencial, com o apoio psicológico, já que muitas famílias são afetadas devido ao descontrole financeiro”, destaca a defensora.

Goulash com musseline de batata, flor de gorgonzola e geleia de framboesa, barquete de salmão, dadinho de tapioca defumado e verrine de couscous marroquino foram alguns dos pratos preparados pelos alunos de Gastronomia que foram servidos durante o coquetel realizado após a solenidade de inauguração. “Passar para o outro um pouco da minha essência, por meio do paladar, é inexplicável. Essa experiência foi imensamente motivadora e agregou bastante para a minha formação”, comemora Eva Duarte, estudante do 2º período do curso.

Apoio psicológico

Em apoio ao Núcleo de Apoio ao Endividado, e para expandir as habilidades e capacidades, alunos do curso de Psicologia também vão realizar atendimento ao público. A experiência oportuniza e prepara o estudante para o mercado de trabalho. “Essa atividade é uma inovação, tanto para o aluno, que irá colocar em prática todo o conhecimento teórico, quanto para a comunidade, que terá um acompanhamento profissional totalmente gratuito e de qualidade”, finaliza a coordenadora do curso de Psicologia e Diretora de Ensino da Unidade Barro Duro, Juliana Omena

O NPJ é um espaço de prática dos alunos do curso de Direito, em parceria com o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado (NUDECON). O atendimento é realizado por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

Serviços

Orientação jurídica, ajuizamento de ações judiciais relacionadas às relações de consumo e ingresso de ações judiciais.

Telefone: (82) 3311.5634

Coordenadora de Práticas Jurídicas

Compartilhe nas redes sociais