O que é?

O Serviço-escola de Psicologia, denominado Clínica de Psicologia, é um espaço de prestação de serviços gratuitos e assistenciais à comunidade interna e externa da instituição, o qual integra atividades de formação, pesquisa e extensão universitária do curso de Psicologia em diálogo com a sociedade alagoana. É orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Psicologia. A coordenação e os serviços são supervisionados e acompanhados por docentes da instituição registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP) da 15ª região.

Qual é o objetivo?

Objetiva desenvolver atividades que articulem elementos teóricos, práticos e éticos da formação dos estudantes de Psicologia, assim como promover assistência de serviços psicológicos à comunidade interna e externa da instituição. Os serviços oferecidos contemplam acolhimento, acompanhamento psicoterapêutico individual, atendimento psicopedagógico, mediação de conflitos, rodas de conversas e oficinas grupais, palestras, orientação vocacional e profissional e avaliação psicológica.

Quem pode utilizar?

O serviço é oferecido para as pessoas que identificam ou são orientadas por docentes, pedagogos, psicólogos e outros profissionais que avaliam sofrimento psíquico intenso que produza prejuízos nas relações familiares, de trabalho, sociais ou acadêmicas, dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, conflitos nas relações interpessoais, dificuldades na escolha profissional e planejamento de carreira, deficiências nos processos cognitivos-comportamentais, vivenciou ou esteja em situações de traumas, conflitos e violências.

Como funciona?

As atividades são realizadas por estudantes do curso de Psicologia com o objetivo de contribuir com a formação teórico-prática, crítica e reflexiva dos discentes sob a supervisão de docentes com registro no conselho de classe. Inicialmente, após o agendamento, são realizadas entrevistas iniciais dos interessados que são avaliados por meio de anamnese psicossocial. Após a realização do procedimento, o interessado será encaminhado e aguardará o atendimento em um dos serviços prestados pela Clínica.

Como posso utilizar?

Os interessados em utilizar os serviços da Clínica de Psicologia deverão preencher uma ficha de inscrição que está localizada no botão abaixo. Após a inscrição, o candidato deverá aguardar o contato de um dos estudantes do curso para realização das entrevistas iniciais, acompanhamentos e encaminhamentos necessários.

Onde será realizado?

Os atendimentos e as atividades são realizadas de segunda a sexta-feira das 08h às 21h na Clínica de Psicologia da UMJ, localizada na Av. Muniz Falcão, 1200 – Barro Duro, Maceió – AL.

Compartilhe nas redes sociais