O setor de Estágio é o canal de comunicação entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho em seus diversos segmentos. É o elo entre a UMJ, órgãos públicos e privados e a sociedade.

Esta proximidade com a realidade de mercado é mais uma ferramenta de atualização dos cursos ofertados, pois norteia a criação de ações educacionais de maneira integrada com as demandas dos setores produtivos e da comunidade em geral.

O principal objetivo dos estágios é formar profissionais dinâmicos, competitivos, atualizados e aptos a atender as exigências do mercado de trabalho.

Dúvidas frequentes

O que é o estágio?

É o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes.

Quem pode ser estagiário?

Estudante regulamente matriculado e frequentando o ensino regular, em de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Qual a diferença entre o estágio obrigatório e o não obrigatório?

O estágio obrigatório é aquele definido no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para a aprovação e obtenção do diploma.

O estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

a) 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;

b) 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

Qual o prazo de duração do estágio?

A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

Quais documentos são necessários para iniciar o estágio?

Celebrar o convênio de estágio com as empresas concedentes e o termo de compromisso de estágio.

Documentos e Modelos

Compartilhe nas redes sociais