“A prática pedagógica no sistema socioeducativo” é tema de palestra promovida para alunos do curso de Pedagogia

Discutir a promoção da integração ao convívio social para um indivíduo que recentemente passou por uma privação de liberdade. Esse foi o objetivo da palestra “A prática pedagógica na educação de jovens adultos no sistema socioeducativo” ministrada no dia 8 de outubro pelo mestrando em Educação Socioeducativa, Diego Nascimento, na Unidade Antares da FAT.

O evento, voltado para os alunos do curso de Pedagogia, faz parte das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, que prevê a formação de profissionais para atuarem na educação básica em diversas modalidades de ensino, entre elas, a educação de jovens e adultos no sistema prisional. “Abordamos um tema que envolve, diretamente, os direitos humanos e a reinserção do jovem à sociedade”, destaca Glaucia Marinho, coordenadora do curso de Pedagogia da FAT. “A temática é extremamente necessária durante e depois da graduação. O pedagogo precisa saber como abordar um indivíduo que passou por uma privação de liberdade, e entender como reintegrá-lo à sociedade”, complementa o palestrante.

O evento abordou também a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas regulares e estabelecimentos penais. José Cícero da Silva, estudante do 8.° período, destaca que a educação socioeducativa é um tema atual e que precisa ser discutido durante a graduação. “O pedagogo tem um papel crucial na ressocialização desse ex-detento. O EJA é um programa criado para atender pessoas que vivem em estado de exclusão. Com essa educação, oferecemos uma grande oportunidade de conhecimento para esse público”, finaliza o aluno.