Alunos de Arquitetura realizam visita técnica ao litoral norte alagoano

Os alunos do 3.º período do curso de Arquitetura da FAT realizaram uma visita técnica, no dia 22 de fevereiro, ao litoral norte alagoano, onde conheceram o contexto histórico da região, que é um vetor de expansão de Maceió, e discutiram os processos sociais envolvidos na alteração da paisagem do local. A atividade faz parte dos estudos da disciplina de Análise de Forma Urbana e da Paisagem, ministrada pela professora Mariana Lôbo.

“A visita é de fundamental importância para que os alunos consolidem os assuntos teóricos vistos em sala de aula. Vivenciar o espaço, para além das fotos e mapas, é um grande estímulo para o aluno, além de treiná-los para um olhar mais técnico em relação à paisagem urbana” ressalta a professora.

A atividade teve início no Parque Shopping Maceió, que foi instalado ao lado do antigo lixão da cidade. No local, eles tiveram uma visão mais ampla da região por meio da varanda do shopping e observaram o local onde funcionou o lixão por 40 anos. Logo depois, eles passaram pela foz do riacho Águas do Ferro, que deságua no mar de Cruz das Almas, e pelo conjunto Alfredo Gaspar, uma das primeiras ocupações do bairro.

Para o aluno Marcelo Alves, a experiência agrega à formação acadêmica e profissional. “Fomos analisar o quanto aquela área da cidade mudou com as transformações urbanísticas e tivemos a oportunidade de observar os impactos após a desativação do aterro sanitário. Uma experiência fantástica para a nossa formação”, destaca o futuro arquiteto.