Alunos de Engenharia da Computação criam maquetes que acionam iluminação por som e por baixa luminosidade

Eles ainda estão no primeiro período do curso de Engenharia da Computação, mas já foram desafiados a colocar em prática a teoria de sala de aula. Divididos por temas e equipes, os alunos da FAT promoveram, no dia 12 de junho, um seminário, dentro da disciplina de Introdução à Engenharia da Computação, e surpreenderam. “O objetivo da atividade é atualizar o conhecimento sobre as tecnologias atuais e as que serão lançadas nos próximos anos. Os alunos abraçaram a ideia e desenvolveram os protótipos’’, explicou o coordenador do curso, Oswaldo Cavalcante, orgulhoso pelo trabalho apresentado.

O trabalho alinhou a teoria à prática. “Eles escreveram um documento sobre o seminário seguindo a estrutura bibliográfica da instituição, com resumo, introdução, revisão bibliográfica, e bibliografia. Além de apresentar os temas, era necessário fundamentá-los em texto e muitos optaram por unir a apresentação à montagem de protótipos’’, reforçou o coordenador do curso.

Os alunos criaram maquetes que acionam iluminação por som e por baixa luminosidade. Entre as criações, estavam um carro autônomo que se move reconhecendo obstáculos, chatbots e blockchain (relacionado às criptomoedas). Thales Santos foi um dos criadores do veículo autônomo. Ele conta que o projeto teve início com uma vasta pesquisa sobre o assunto que envolveu alunos de outros períodos.

“Quando se trata de tecnologia, os veículos autônomos chamam a minha atenção. Buscamos o apoio de dois alunos do 5. ° período. Eles nos ajudaram com algoritmo e demos continuidade ao projeto. Essa atividade prática estimula e mostra o que iremos encontrar no futuro. Pretendo desenvolver novos projetos com o espaço que a FAT nos oferece’’, antecipa Santos. Pedro Henrique Barros também ficou animado com as novas descobertas. “O tema do nosso grupo era automação residencial. Projetamos lâmpadas que acendem com batidas de palmas e o saldo foi muito positivo!  É uma surpresa, para mim, já conseguir fazer isso no 1. ° período do curso”, finaliza o aluno.