Alunos de Odontologia fazem um alerta sobre as doenças infecciosas com manifestações orais

Alunos do 3.º período do curso de Odontologia da FAT apresentaram, na última quinta-feira (9.5), por meio de banners, as principais doenças infecciosas que afetam a cavidade oral, destacando as causas, os meios de transmissão, as características, o diagnóstico, o tratamento e os meios de prevenção. “Por meio da pesquisa, os alunos participaram, de forma ativa, do processo de construção do conhecimento e estão aptos a identificar alterações na cavidade oral dos pacientes relacionadas a essas infecções”, explica o professor da disciplina de Parasitologia e Bacteriologia, Luiz Arthur Barbosa da Silva.

Sífilis, Hanseníase, Candidose, Herpes Simples, Herpes Zóster, HPV e AIDS foram as doenças destacadas pelos alunos, “estas que podem ter a primeira apresentação clínica na cavidade oral, o que permite ao cirurgião-dentista reconhecê-las, contribuindo para o diagnóstico e o tratamento”, complementa o professor, ao destacar que os banners estão expostos na Clínica Escola de Odontologia, localizada na Unidade Barro Duro, onde podem ser consultados até o final de maio.

A equipe da aluna Juliana Vilela apresentou as manifestações orais do HPV. Segundo ela, esse tipo de atividade facilita o aprendizado. “Foi a primeira vez que elaboramos conteúdo para banner, uma experiência que contribui para a produção de trabalhos para congressos. Além disso, a dedicação do professor com a nossa turma foi sensacional, o que nos garante ainda mais segurança para enfrentar os desafios da profissão”, agradece a aluna.