Alunos do curso de Arquitetura da FAT disponibilizam geladeira literária com o objetivo de incentivar a leitura

Quem é apaixonado por leitura sempre tem uma lista de livros para devorar. Imagine, então, abrir uma geladeira e encontrar os títulos que tanto busca? Seria um sonho? Para os alunos da FAT, isso já é uma realidade! Uma iniciativa do grupo de extensão VerdeAr, do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da arquiteta e urbanista, e professora do curso De Arquitetura, Mariana Delfino, levou até a Unidade Barro Duro da FAT a geladeira literária, um incentivo à leitura feito de forma diferente. “O projeto Book-Bar propõe pequenas ações urbanas que alterem a realidade de um ambiente e afete, especialmente, seu usuário. As ações são sempre voltadas para alguma necessidade detectada e estudada previamente. E a geladeira segue este objetivo”, explica a professora.

Segundo ela, a iniciativa também busca despertar o interesse daqueles que, por algum motivo, ainda não têm o hábito da leitura. A professora explica que a oportunidade veio de uma geladeira quebrada e, em conversa com os alunos, a ideia foi aprimorada. “Só precisei articular as fases e eles assumiram a responsabilidade da arte e a plotagem. Eles foram incríveis e o resultado ficou melhor que o esperado”, comemora.

Até o final de junho, a geladeira vai permanecer em frente à sala dos professores, na Unidade Barro Duro, onde todos podem pegar o livro emprestado e depositar as doações, que são organizadas e selecionadas, regularmente, pelos alunos do projeto, não havendo gêneros ou limitações. Os livros que não apresentarem estado favorável à leitura serão destinados a cooperativas de reciclagem. A intenção é que, no próximo mês, a geladeira literária seja deslocada para pontos estratégicos da cidade a fim de atender a um maior número de usuários.