Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo são destaque no Circuito de Arte Urbana Interativa

Exaltar a cultura alagoana e promover revitalização urbana. Essas são algumas das características presentes na pintura “Guerreiro”. A obra foi produzida pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAT, Júlio César dos Santos e Lucas Andrade, e foi destaque no Circuito de Arte Urbana Interativa, realizado, de 1º a 10 de novembro, durante a 9.° edição da Bienal do Livro de Alagoas.

O Circuito faz parte do projeto Maceió Cidade Inteligente, que propõe também revitalizar o Jaraguá por meio de intervenções implantadas no bairro pelas instituições de ensino superior parceiras. A premiação foi realizada no Museu da Imagem e Som de Alagoas (MISA). A secretária adjunta de Cidades Inteligentes, Fernanda Cortez, ressalta que a participação dos estudantes foi crucial para o sucesso do projeto. “A FAT, desde o princípio, teve todo o interesse em participar da reativação do bairro de Jaraguá. É um momento gratificante ver os estudantes colhendo frutos de tanta dedicação”, destaca a secretária.

Como premiação, os alunos ganharam uma viagem para São Miguel dos Milagres, um curso de tratamento e edição de renderizações com Photoshop, e um vale livros em uma distribuidora. A coordenadora do curso, Juliana Lessa, comemora a conquista. “Os alunos não mediram esforços para participar. Foi gratificante vê-los tão empenhados. Estamos muito felizes!”, comenta. Para Lucas de Andrade, esse foi o primeiro contato com a arte urbana. “Foi incrível poder realizar uma intervenção que traz melhoria para o Jaraguá. Acredito que todo maceioense tem um carinho por esse bairro. Estou feliz demais em ter deixado a minha marca nesse local histórico”, comemora o estudante.

Semana de Arquitetura e Urbanismo

Duas noites intensas com troca de conhecimentos e experiências. Foi o que definiu a terceira edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo da FAT. O evento foi realizado na unidade Barro Duro, nos dias 7 e 8 de novembro, e reuniu grandes nomes da área em um ciclo de palestras que levantou discussões sobre tecnologia e inovação. “Foi um momento de troca mútua de conhecimentos. Os alunos vivenciaram um pouco de como será seu futuro profissional”, explica Juliana Lessa. “O evento é uma ótima oportunidade para ficarmos antenados com as tendências do mercado”, complementa a estudante, Jessyca Sousa.

“Arquitetura x Estrutura: Interações Fundamentais” foi o tema que abriu a primeira noite do evento com Thiago Araújo, engenheiro civil especializado em estruturas. “O aluno de Arquitetura deve sair da graduação pensando também na estrutura do projeto, que impacta diretamente no desempenho final da edificação”, salienta o engenheiro. Já a segunda noite foi marcada pela discussão “Iluminação em Cidades Inteligentes”, que ficou por conta da Arquiteta e Urbanista, Lívia Martins. “O estudante precisa entender o quanto ele afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. O arquiteto participa como ator e cidadão dos projetos de sua cidade, pensando sempre em melhorar a vida da população”, finaliza a doutoranda em Iluminação.