Alunos do curso de Enfermagem arrecadam donativos para instituições de longa permanência para idosos

Alunos do curso de Enfermagem da FAT participaram da I Gincana Solidária de Enfermagem, evento realizado no período de 30 de abril a 24 de maio, período em que os futuros enfermeiros arrecadaram materiais de higiene pessoal, fraldas e leite em pó que serão encaminhados para instituições de longa permanência para idosos. A atividade foi uma integração entre as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Saúde do Idoso e Educação em Saúde. “A atividade incentivou o trabalho em equipe e despertou, nos alunos, o espírito de solidariedade e a empatia”, destaca a professora Thayse Gomes.

A iniciativa partiu dos próprios estudantes, após aulas práticas voltadas para esse público, por meio das quais eles observaram as carências das instituições. “Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade dos lares de longa permanência. Foi um momento que mostrou o cuidado e amor ao próximo que um enfermeiro deve ter”, relata Danila Bandeira, aluna do 5. ° período do curso e uma das idealizadoras da gincana.

Ao todo, foram arrecadados 470 pacotes de fraldas, 525 pacotes/latas de leite em pó, e 960 kits de higiene contendo itens, como: perfume, shampoo, condicionador, escovas de dente e sabonetes. O material será encaminhado para os idosos atendidos pelas instituições: Abrigo Maria Júlia de Miranda, Associação Acolhimento Mãe das Graças, Lar Evangélico Pastor Esperidião de Almeida (LEAL), Lar Francisco de Assis e o Lar de Idosos São Vicente de Paulo.