Alunos do curso de Enfermagem realizam ação educativa em homenagem ao Dia da Síndrome de Down

A Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Visando aprimorar os conhecimentos sobre o assunto, os alunos do 3. ° período do curso de Enfermagem do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) realizaram, no dia 17 de março, uma ação educativa em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

Durante a atividade, os futuros enfermeiros visitaram as salas de aula da instituição com panfletos e cartazes informativos sobre a síndrome, destacando as características, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e o aconselhamento. A ação foi idealizada por Gustavo Reis, professor da disciplina de Genética, que ressalta a importância dessa atividade. “Com essa ação educativa, o aluno da disciplina tem uma vivência fora de sala de aula ou do laboratório, o que enriquece a formação dele”, destaca Gustavo, ao explicar que o principal objetivo da ação foi orientar quanto à importância da inclusão para esses indivíduos.

Para a aluna Maria Eduarda Oliveira, a atividade foi um momento único de muito aprendizado. “Muitas pessoas ainda enxergam a Síndrome de Down como uma doença. Temos que ter consciência de que é uma condição, de que eles são capazes de tudo!”, finaliza.