Alunos e professores da FAT participam da 2ª Semana da Enfermagem Alagoana

A FAT sediou, nos dias 28 e 29 de maio, a programação da 2.ª Semana da Enfermagem Alagoana, evento realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que levou o tema “Enfermagem, uma voz para liderar: saúde para todos” para diversos municípios alagoanos a fim de destacar a importância deste profissional para a sociedade, numa alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem (12.5) e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20.5). “Foram dois dias de muito aprendizado para alunos e profissionais da área, numa rica troca de conhecimento e experiências sobre a prática da Enfermagem”, destaca Ironaide Ribas, coordenadora do curso de Enfermagem da FAT.

Realizado no auditório da Unidade Barro Duro, o evento discutiu, por meio de palestras ministradas por professores da FAT e convidados, temas como “As Contribuições da Enfermagem na Saúde Pública Brasileira”, “Enfermagem em Saúde Mental”, “Práticas Avançadas”, “Rede de Atenção às Urgências” e “Violência contra a Mulher”. Também durante a programação, foi realizado o minicurso de Feridas e Curativos, além da apresentação de trabalhos científicos, como o da aluna do 6.º período de Enfermagem, Glaucia dos Santos Silva, que apresentou o tema “Atuação do Enfermeiro frente à Andropausa”, classificado em 1.º lugar entre os trabalhos da FAT e a 4.º melhor produção científica entre as faculdades que ofertam o curso de Enfermagem, em Alagoas.

“Me identifiquei bastante com a disciplina de Saúde do Idoso que estudamos no período passado. Por isso, decidi submeter um artigo sobre um tema relacionado a essa disciplina e deu certo!”, conta a aluna, feliz pelo reconhecimento. “A área de atuação do enfermeiro é vasta e eventos como esse abrem a nossa visão sobre essa questão. Além disso, a troca de experiência com os profissionais e os colegas de curso que também submeteram trabalhos é enriquecedora.  Adquirimos conhecimento fundamentado e isso faz toda a diferença para a nossa formação”, salienta Glaucia.

Onze alunos do curso de Enfermagem da FAT foram selecionados pelo Coren-AL para trabalhar como monitores do evento, auxiliando na organização da programação e na recepção dos palestrantes e participantes. “Foi um momento único para a nossa formação, já que estivemos envolvidos em todo o processo”, pontua Euda Messias, aluna do 5º período. “Eventos como esses incentivam o desenvolvimento profissional de nossos alunos e reforçam a importância da busca pela atualização constante a fim de que, como futuros profissionais, possam fazer oferecer um serviço de excelência aos pacientes”, finaliza Jane Souza, professora da FAT e uma palestrantes.