Alunos participam de aula prática de Direito Civil durante casamento coletivo

Vestido branco, terno e gravata, flores e música. O estacionamento da Unidade Barro Duro da FAT se tornou o cenário perfeito para 46 casais formalizarem a união durante o casamento coletivo realizado na última segunda-feira (24.9) pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio do projeto Justiça Itinerante. A cerimônia foi conduzida pelo juiz John Silas da Silva e contou com a participação de, aproximadamente, 300 alunos do curso de Direito da FAT, que receberam, junto ao cartório, toda a documentação dos casais.

“A ideia inicial era unir 30 casais, mas a grande procura pelo serviço levou a organização a ampliar as vagas. Foi um momento muito importante para a prática acadêmica”, destaca Adilza Amaral, coordenadora do curso de Direito da FAT. Para a estudante do 6º período, Rosane Freitas, o evento foi uma oportunidade de colocar em prática a teoria da sala de aula. “Acompanhamos, de perto, o processo de casamento, desde a validação dos documentos até o registro oficial, uma experiência que despertou um interesse ainda maior pela área da família’’, explica a aluna.

Entre os casais, estavam a costureira Maria da Silva, de 54 anos, e o vigilante Gilberto Silva, 44, que se conheceram há 6 meses, durante os cultos da igreja que frequentam. Ela conta que foi amor à primeira vista. “Tive a certeza de que seria ele desde o início”, declara ela. O casal divide a mesma casa há dois meses e buscavam formalizar a união, mas as condições financeiras não ajudavam. “Quando cheguei na FAT, ganhamos alguns padrinhos, que nos ajudaram a realizar o sonho do casamento”, comemora Gilberto.

Emoção compartilhada pela manicure Géssika Oliveira, 21, e o barbeiro Matheus Souza Amaral, 22, que aproveitaram a oportunidade para formalizar a união. “Estamos juntos há seis anos e entendemos que era o momento de dar esse passo, tão importante para nossas vidas”, explica Géssika. “As mãos estão suando, as pernas tremendo… É muita emoção! ”, comemorou Souza.

Para a Diretora de Planejamento da FAT, Fátima Lippo, o casamento coletivo reforça o compromisso social da instituição. “Nós buscamos parcerias que enriqueçam a formação técnica e humana de nossos alunos”, explica. “Nosso objetivo é ampliar a parceria com o Tribunal de Justiça a fim de oferecer outros serviços à comunidade e ampliar a prática dos cursos”, reforçou Mario César Filho, vice-diretor da FAT.

O casamento coletivo contou ainda com colaboração do curso de Gastronomia da FAT, que preparou os bolos para presentear os casais, além da parceria das empresas Multieventos, Magazine São Paulo, Nestlé, Sarandi Alimentos, Aleplast, Loja Axion e do fotógrafo Antônio Fon.