Assistente social contribui para a defesa dos direitos

Assistente social contribui para a defesa dos direitos

Diante da extrema desigualdade social e das muitas expressões da questão social, o assistente social contribui para a defesa dos direitos, o que torna a prática da profissão muito dinâmica. São esses profissionais que elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos   para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Também são eles que analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades.

Elaborar laudos, avaliações e estudos sociais, e trabalhar no planejamento, na organização e na administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo também fazem parte das atividades desse profissional. Você sabia que os assistentes sociais podem trabalhar em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas, em institutos técnicos, entre outros?

O campo de atuação é amplo para quem tem a graduação em Serviço Social. E como o Brasil é um país com alto índice de desigualdade social, os assistentes sociais do País, em sua maior parte, têm seu trabalho voltado para a população em situação de pobreza ou ausência de renda, e atendem, ainda, pessoas que têm seus direitos violados ou que estão em situação de vulnerabilidade social.