Atleta FAT conquista 5 medalhas na fase final do JUBS 2018

Ele competiu em cinco provas na fase final do JUBS 2018, realizado de 4 a 11 de novembro, em Maringá (PR), e trouxe para Alagoas cinco medalhas: duas de ouro, nos 100m costas e 50m costas, e 3 de prata, nos 50m borboleta, 50m peito e 50m livre. Referência na natação paralímpica, o atleta FAT Alexandre Junior, de 31 anos, já perdeu as contas de quantas medalhas conquistou ao longo dos 18 anos em que se dedica ao esporte. “Somente este ano, conquistamos, aproximadamente, vinte medalhas”, comemora ele.

Aluno do curso de Direito da FAT, Junior conta que o esporte tem auxiliado no rendimento acadêmico. “Desde que ingressei no curso da FAT, várias portas têm sido abertas para mim, como atleta e como estudante. Conquistei o tricampeonato brasileiro no JUBs, quatro medalhas no Pan-Americano Universitário, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, fui convidado para ser embaixador estadual do esporte universitário brasileiro e, recentemente, fui aprovado em uma seleção de estágio na Caixa Econômica Federal… Só tenho motivos para agradecer e comemorar”, emociona-se ele, que pretende competir, no alto nível, por mais 3 anos. “Tem sido uma experiência única conviver com atletas universitários de todo o Brasil, que mantêm a mesma rotina, sempre focados nos estudos, com boas notas no curso e alto rendimento na prática esportiva”, reforça.

A história de Alexandre Junior no esporte começou a partir de um processo de reabilitação. Aos 13 anos, o atleta teve uma infecção que se alojou no fêmur, o que o levou a amputar uma parte do osso. Por orientação médica, o atleta começou a fazer hidroginástica. “Comecei a hidro e fui convidado a participar de um teste para natação. Com dois meses de treinamento, comecei a competir”, relembra ele, que participa do programa “Seja um Atleta FAT”, com descontos de até 100% nos cursos da faculdade para atletas.

De férias da faculdade e das piscinas, ele aproveita para planejar um 2019 de conquistas. “Já retomo os treinos no dia 25 de dezembro a fim de sair na frente”, salienta. E haja fôlego