Atleta FAT, tricampeão brasileiro do JUBS, é convocado para os jogos Parapan-Americanos Universitários

O atleta FAT Alexandre Júnior conquistou o tricampeonato nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), na categoria paralímpica. A disputa foi realizada no período de 9 a 12 de maio, em São Paulo. Alexandre subiu no lugar mais alto do pódio nos 100 metros costas, e ainda ganhou medalha de prata nos 50 metros livres e bronze nos 100 metros borboleta.

Enquanto participava do JUBS, o nadador foi convocado para defender a seleção brasileira de natação nos Jogos Parapan-Americanos Universitários, de 19 a 29 de julho, também em São Paulo. “Meu desempenho no JUBS em 2017 rendeu essa convocação. Venho treinando forte, focado nessas competições! Sinto-me honrado em defender o Brasil”, comemora o atleta.

Júnior também foi convidado pela Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU) para ser embaixador estadual do esporte universitário brasileiro. “É uma grande responsabilidade ser o representante do Estado nas solicitações à Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) por melhorias estruturais e financeiras para as mais diversas categorias. Estou muito feliz ’’, destaca.

Conquistas

O atleta carrega no currículo grandes vitórias. “Já conquistei 9 medalhas do JUBS – cinco de ouro, três de prata e uma de bronze, duas de prata em competições internacionais, e tenho uma prata também da copa ‘Rei e Rainha do Mar’. No início de março, ganhei três medalhas de ouro na 1.º etapa do Campeonato Alagoano, além das conquistas em campeonatos regionais’’, relata Junior.

A história dele no esporte começou a partir de um processo de reabilitação. Aos 13 anos, o atleta teve uma infecção que se alojou no fêmur, o que o levou a amputar uma parte do osso. Por orientação médica, o atleta começou a fazer hidroginástica. “Comecei a hidro e fui convidado a participar de um teste para natação. Com dois meses de treinamento, comecei a competir’’, relembra o tricampeão.

Há três anos, Júnior nada como atleta universitário. Ele é aluno do curso de Direito e participa do programa “Seja um Atleta FAT”, que concede descontos de até 100% nos cursos da faculdade para atletas. “A faculdade desenvolve um trabalho inovador no desporto paralímpico, reforçando o compromisso da instituição em promover a inclusão por meio do esporte e da educação. O Alexandre é um grande atleta! Superação é a palavra que melhor resume a história dele’’, salienta, orgulhoso, Erivaldo Silva “Shampoo”, coordenador de esportes da FAT.