Atletas alagoanos participam dos Jogos Pan-Americanos Universitários de Basquete 3×3 e do JUBs, Conferência Nordeste

A capital alagoana está sendo palco para duas grandes competições universitárias: os Jogos Pan-Americanos Universitários de Basquete 3×3 e a Conferência Nordeste dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).  Os jogos tiveram início na última segunda-feira (5.8) e seguem até o dia 11.8, período em que os atletas da FAT estarão representando Alagoas e o Brasil nas modalidades Basquete e Futsal.

Além dos atletas, que também são alunos da FAT, a equipe do curso de Fisioterapia da instituição, composta por alunos e professores, vai oferecer assistência especializada aos atletas por meio de acompanhamento antes e depois das competições, com a aplicação de técnicas de aquecimento, equilíbrio e relaxamento, e a atenção a possíveis traumas. “Uma experiência enriquecedora para a nossa formação”, comenta Jeovane Dantas, aluno do 8º período do curso. “Por meio dessa participação, nós temos a oportunidade de vivenciar tudo o que vemos em sala de aula, aprimorando as técnicas a fim de alcançar destaque no mercado de trabalho”, reforça Bruno Alves, também aluno do 8º período de Fisioterapia.

Futsal: Estreia no JUBs!

E essa participação marca a estreia do time de futsal da FAT no JUBs. “A conquista dessa vaga é fruto de muita dedicação. Com apenas três anos de atividade, já estamos fazendo história”, orgulha-se Erick Vital, goleiro da equipe e aluno do curso de Direito. Sentimento compartilhado pelo técnico do time, Rafael Braga. “Alagoas apresenta um futsal universitário capacitado e é essa competência que vamos mostrar durante os jogos”, garante o técnico, ao comemorar a vitória no jogo de estreia contra a equipe de Sergipe, por dois a zero.

Ao todo, serão sete estados participando da competição, divididos em dois grupos, em busca da vaga para a etapa nacional do JUBs, que será realizada em Salvador (BA), em outubro. A equipe da FAT é composta 24 atletas, sendo 12 do futsal e 12 do basquete. “Buscamos uma vaga no JUBs Nacional e, esse ano, com uma responsabilidade ainda maior, já que estamos competindo em casa. Essa é mais uma oportunidade de representar o nosso estado e contribuir para consolidar a FAT no cenário esportivo universitário”, destaca Victor Gusmão, atleta do time de basquete e aluno do curso de Direito.

Pan-Americano

A equipe de Basquete 3 x 3 da FAT, considerada uma referência da modalidade em âmbito nacional, está representando o Brasil no 3º Pan-Americano Universitário de Basquete 3×3. A competição faz parte do calendário da Fisu América e reúne mais de dez países, como Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Honduras, Uruguai, Venezuela e México, que disputam a vaga para o mundial, que será realizado na China.

“É uma competição segmentada, como foco no basquete universitário para atletas com até 24 anos de idade. A FAT vai representar o estado e o país. Estamos confiantes”, pontua Erivaldo Silva “Shampoo”, coordenador de esportes da faculdade e técnico do time de basquete. “É uma felicidade competir em casa e contribuir para o fortalecimento do esporte, em Alagoas”, finaliza Shampoo.