Atletas da FAT representam Alagoas nas Paralimpíadas Universitárias 2019

Os atletas da FAT, Marcos Chaves e Alexandre Junior, aproveitam as férias da faculdade para reforçar os treinos em busca do melhor resultado nas Paralimpíadas Universitárias 2019, competição que será realizada no período de 24 a 27 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).  Chaves, 20, vai representar Alagoas no atletismo, e Alexandre, 31, na natação.

“Minha expectativa é melhorar o tempo nos 100 e 200 metros rasos, garantindo o lugar mais alto do pódio”, destaca Marcos Chaves, que foi campeão na categoria T37 no Fisu Pan-americano 2018, e trouxe para Alagoas o ouro no salto a distância, e a prata nos 100 metros e nos 200 metros rasos. Ele teve paralisia cerebral, que atingiu o lado motor inferior do corpo, uma limitação que é superada pelo sonho de chegar ao nível internacional das competições. “Meu sonho é competir fora do Brasil. Agradeço à FAT pelo incentivo ao esporte e pela oportunidade de realizar o sonho do curso superior”, conta ele, que é aluno do curso de Direito da instituição.

Colega de curso, Alexandre Junior, tricampeão dos Jogos Universitários Brasileiros na natação paralímpica, prepara-se para a terceira participação nas Paralimpíadas Universitárias. Nas duas últimas edições, foi campeão nos 100 metros costas. “Vou buscar o tricampeonato”, conta ele, que também está confiante para as provas dos 50 metros livres e 200 metros medley. “Estou focado nos treinos a fim de manter o nível nas competições e trazer o melhor resultado para a FAT e para o estado”, salienta ele que, aos 13 anos, teve uma infecção que se alojou no fêmur, o que o levou a amputar uma parte do osso.

As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Esta edição contará com disputas de oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3×3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, e tênis em cadeira de rodas. “Esta será a terceira participação da FAT, nesta competição, o que também reforça o compromisso da instituição com a inclusão”, finaliza o coordenador de esportes, Erivaldo Silva “Shampoo”.