Centro Universitário Alagoano conquista mais 30 medalhas no JUBs 2021 e se torna o maior campeão do Estado

“É uma experiência surreal, conseguir chegar lá e levantar a bandeira do paradesporto, além de ter a oportunidade de nadar com as pessoas que não têm deficiência física, e eles perceberem que a deficiência está no olhar de quem vê e não é fator de exclusão para ninguém”, relata emocionado Luiz André, medalhista de ouro da Natação Paralímpica no JUBs 2021. 

Os Jogos Universitário Brasileiros (JUBs) é a maior competição universitária da América Latina, a edição 2021 foi realizada no período de 10 a 18 de outubro, em Brasília. Foram mais de 3.500 mil atletas de 271 instituições de ensino nacionais que participaram das 26 modalidades. A UMJ participou do JUBs com uma delegação com 33 atletas separados em 6 modalidades como: Atletismo, Natação, Taekwondo, Judô, Futsal e Basquete.

A natação paralímpica obteve um resultado histórico, foram 25 medalhas conquistadas, colocando a UMJ e o Estado em evidência como a grande campeã nacional entre as instituições de ensino em Alagoas.”Quando conseguimos levantar a nossa bandeira lá, não só para o paradesporto, mas também para a universidade UMJ, foi gratificante demais. Um momento único em minha vida” complementa Luiz, também aluno do curso de Direito da instituição. 

Outra modalidade em destaque foi o Taekwondo com Marcelo Melo, que trouxe para casa a medalha de prata. Assim como a equipe de futsal que pela primeira vez conquistou a medalha de bronze, já no atletismo os atletas José Marcos Chaves e Gleyce Nascimento conquistaram prata nos 100m e 200m e medalha de prata no lançamento de dardo, respectivamente.

“A experiência de participar do JUBs foi um misto de emoções, em saber que estava com amigos e ótimos técnicos, uma verdadeira família e que o pódio e as medalhas são frutos da nossa dedicação”, destaca Mendson Nobre, medalhista de ouro da natação paralímpica. 

O Dreamteam do Basquete UMJ conquistou a classificação para a concorrida segunda divisão. E os judocas Hemily Oliveira e Júlio Teodósio conseguiram grandes lutas no tatame nesta edição. “Houveram momentos de tensão mas, eu sabia que eu me preparei para aquele momento e aquele dia, foi surreal competir no mesmo lugar com pessoas que eu vejo na TV e foi bastante emocionante para mim, consegui ganhar lutas mas infelizmente não subi ao pódio esse ano e fiquei em 6º lugar de 16 atletas de alto nível na minha estreia da competição. Uma posição bastante significativa”, comenta Júlio Teodósio. 

Para o coordenador de Esportes e Lazer da UMJ, Erivaldo Silva “Shampoo”, o JUBs 2021 representa a consolidação do programa esportivo Aluno Atleta da UMJ. “As conquistas vieram, fruto de um trabalho realizado por várias mãos entre atletas, comissão técnica, parceiros, pró reitoria de ensino, extensão, gestão e o apoio incondicional da reitoria. Uma união que transforma esse trabalho integrado no sucesso que foi JUBs 2021 para a UMJ, bem como para a Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), que organiza o desporto universitário em Alagoas.”, finaliza Shampoo. 

Como ser um Aluno Atleta UMJ

O Programa Aluno Atleta UMJ concede bolsas de estudo de até 100% nos cursos de graduação da instituição para atletas que desejam compor as seleções desportivas da instituição. 

Podem participar da seletiva os alunos de cursos de ensino superior ou aqueles que acabaram de concluir o ensino médio, as inscrições abrem em breve e para acompanhar basta seguir a instituição nas redes sociais @umjoficial.

Compartilhe nas redes sociais