Conceitos dos cursos retratam a preocupação da instituição com a qualidade de ensino

Dar um salto na carreira. Esse é o objetivo da maioria das pessoas que investe em uma graduação. Por isso, é importante considerar alguns fatores no momento de escolher o curso e a instituição de ensino, a exemplo da nota concedida pelo Ministério da Educação (MEC), após avaliação, que leva em consideração o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, entre outros critérios, o que permite que o aluno faça uma escolha mais consciente para o seu futuro.

A escala de notas varia de 1 a 5, com médias abaixo de 3 consideradas insatisfatórias. As faculdades que obtêm uma boa avaliação são bem vistas pelo mercado de trabalho. A tendência é que as empresas e os recrutadores considerem a qualidade das instituições em que o candidato se formou. Este ano, alguns cursos da FAT passaram pelas avaliações do MEC a exemplo do curso de Serviço Social, que obteve a nota máxima no reconhecimento. “Essa nota 5 é fruto de um trabalho de muito esforço e do compromisso da equipe com a qualidade de ensino e a formação de profissionais propositivos, dinâmicos e, sobretudo, críticos, que atendam à demanda do mercado com ética e competência”, destaca a coordenadora do curso de Serviço Social, Karoline Lamenha.

O curso de Arquitetura e Urbanismo também foi avaliado e alcançou reconhecimento com a nota 4. Segundo Juliana Lessa, coordenadora do curso, as ações práticas de vivência, o apoio da direção e do corpo administrativo da instituição fazem toda a diferença e elevam o nível do curso. “O principal diferencial do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAT é o alinhamento entre a teoria e a prática dos conteúdos. Isso possibilita que o aluno se forme com amplo conhecimento para exercer sua profissão e conquistar seu espaço no mercado de trabalho”, pontua Juliana.

Sentimento compartilhado por Elizana Peixoto, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos, que também obteve nota 4 na renovação de reconhecimento. “A excelente avaliação se deve, em especial, ao alinhamento da teoria com a prática por meio do núcleo de práticas de RH com ações destinadas a comunidades e empresas”, salienta a coordenadora, ao destacar o fortalecimento da parceria da FAT com o Sine municipal e grandes empresas. E o curso de Logística também alcançou a renovação de reconhecimento com nota 4, o que, para o coordenador Alexandre Bezzerra, é motivo de comemoração. “Nosso corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores, com ampla vivência de mercado, faz com que consigamos inovar a todo instante, e isso tem feito a diferença na formação dos nossos alunos”, comemora.

Para as diretoras de ensino da FAT, Fátima Lippo e Juliana Omena, os conceitos dos cursos refletem a qualidade do ensino oferecido pela instituição. “São indicadores que seguem os critérios do MEC na evolução do ensino”, pontua Juliana. “Além de retratar a preocupação da FAT com o ensino e os serviços prestado à sociedade alagoana, esse reconhecimento do MEC é de grande importância para a autoavaliação da instituição”, finaliza Fátima.