Confira as orientações sobre as aulas em meios digitais


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/9/38/b9/umjeducacao1/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

                        SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM MEIOS DIGITAIS

As portarias do MEC de números 343 e 345, de março de 2020, autorizam, observando o caráter emergencial, a excepcionalidade da substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem as TICs nos limites já estabelecidos. A validade da autorização para as IES, do sistema federal de ensino, exclui as práticas profissionais de estágios e de laboratório dos demais cursos.

Nos termos das portarias citadas, a autorização tem validade de 30 dias, podendo sofrer prorrogação, conforme orientação do Ministério da Saúde, e de secretarias estaduais e municipais. A responsabilidade das instituições é definir as disciplinas que serão disponibilizadas por meio das ferramentas que permitam aos alunos acompanhar os conteúdos programáticos, como também as avaliações nesse período emergencial.

A portaria informa que as instituições de ensino deverão comunicar tal providência ao MEC no período de até quinze dias. É possível ainda, segundo o documento do Ministério da Educação, alterar o calendário de férias, desde que cumpram os dias letivos e as horas-aula estabelecidos na legislação em vigor.

Seguindo esta publicação, as IES estão utilizando os meios virtuais e as novas metodologias ativas para dar continuidade aos conteúdos das disciplinas, minimizando o prejuízo dos alunos para o semestre letivo de 2020. A UMJ está credenciada para a oferta de Educação a Distância (EaD) e para a oferta de disciplinas, nesta modalidade de ensino, em cursos presenciais, nos termos do decreto 9057/17. Com isso, realizamos aulas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e, para tanto, contamos com profissionais com grande experiência nas TICs para a oferta de uma aprendizagem de qualidade.

Sabemos que o uso das tecnologias é um processo simples e gradativo, e requer apoio e aceitação com muita vontade de vencer os obstáculos pelos alunos e professores. Esclarecemos aos nossos alunos e professores que as aulas serão apresentadas por meio de aulas remotas e teleaula, formatos já conhecidos por nossos alunos por meio das disciplinas com acompanhamento virtual.

No período de recesso antecipado, criamos um grupo composto por pró-reitores,  coordenadores e professores para trabalhar parcialmente ou totalmente em home office, e estabelecemos planos de ação que resultarão no nosso retorno às aulas no dia 30 de março de 2020, conforme já havíamos antecipado, enquanto permanecer a situação de pandemia do COVID-19 e a orientação para o isolamento social.

– Pontos do plano de ação:

  • Substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017;
  • Suspensão das atividades acadêmicas presenciais de acordo com o Decreto do Governador do Estado de Alagoas, observando o cumprimento dos duzentos dias estabelecido pela LDBEN/96;
  • Antecipação do recesso de junho até 30 de março e alteração do calendário acadêmico;
  • Foi estabelecido, na segunda semana do recesso, formas de comunicação e participação dos coordenadores e professores em ações de apoio, acolhimento e integração dos nossos alunos;
  • Os docentes devem revisar e atualizar os planos de ensino, com inovação;
  • Os novos planos de aulas devem ser bem sistematizados e conter atividades que alcancem os novos objetivos de uma aula dinâmica, pelo sistema virtual;
  • Deixar claro as metodologias que serão utilizadas, demonstrando a forma de utilização dos recursos didáticos para uma aprendizagem com uma boa circulação dos conteúdos no plano de aula;
  • Serão garantidos os registros das atividades e a forma de utilização das tecnologias e produtos digitalizados para a elaboração das aulas pelos docentes, registros que servirão de documentos para o MEC;
  • O colegiado do curso e NDE fará avaliação e sugestões para todo o planejamento do curso e aulas.

Alertamos que o uso das TICs esteja associado a outros recursos que apresente a nova realidade, auxiliando as IES a se adaptarem à nova realidade da educação nesse momento emergencial, dando tempo para professores e alunos se adaptarem às novas formas de comunicação, colocando conteúdos explicativos, dinâmicos e inovadores.

Outro ponto importante é a pontualidade quanto ao horário das aulas a fim de que tudo seja postado e tenha validade, como documentos e vídeos para o MEC. Nesse momento, é importante manter o equilíbrio e, por isso, podemos usar vários recursos, como WhatsApp, Instagram, Google Hangouts, Microsoft Teams, entre outros, que podem facilitar o processo.

Sabemos que hoje temos uma série de condições e possibilidades dentro das metodologias pedagógicas que enriquece o ambiente das aulas, tornando-as mais inovadoras e atraentes para o aluno, independente do momento em que estamos vivendo:

  1. a) Diálogos individuais coletivos: os estudantes são organizados em grupos e cada um desses grupos realiza uma atividade segundo os objetivos orientados pelo professor. As propostas online devem incluir, sempre, trabalhos colaborativos e trabalhos individuais, que permitam acesso aos mesmos conhecimentos;
  2. b) Práticas de pesquisa na Internet e em outras mídias (atividade mediada pelo professor): a teoria é estudada por meio da pesquisa online orientada pelo professor e ocorre, prioritariamente, no formato online com recursos e conversação para que os estudantes tirem dúvidas e, também, por meio de leituras virtuais e vídeos. Discussão dos assuntos pesquisados por videoconferências (Pequenos grupos, inicialmente. Apresentação e discussão com todos os grupos, em um segundo momento), muito utilizadas para estudos de caso;
  3. c) Sugestão de leituras e vídeos;
  4. d) Aprendizagem baseada em projetos;
  5. e) Fóruns de discussão;
  6. f) Gamificação;
  7. g) Aplicativo Socrative, que permite que professor e alunos possam interagir, a partir do smartphone, tablet ou computador. Permite, também, dinamizar a aplicação de atividades. Os alunos podem responder as questões a partir de seus aparelhos. A apresentação deste recurso educacional encontra-se disponível em https://sites.google.com/site/cbtrecursoseducacionais/home/recursos-educacionais/apps-para-atividades-e-simulados-online/socrative;
  8. h) Utilização de ambientes que proporcionam a colaboração, armazenamento em nuvens: realizar o compartilhamento de documentos, vídeos, arquivos ou pastas. Exemplos: Dropbox, Google Drive etc.;
  9. i) Comunicação por grupos de e-mails; entre outros.

Também considerada rede social, a utilização do Facebook como apoio ao ensino, com as suas ferramentas de interação e colaboração, permite expandir a sala de aula para um contexto muito familiar aos alunos, menos rígido do que uma plataforma de aprendizagem, mais interativo e com grandes possibilidades de participação.

Os recursos a serem utilizados em uma mesma disciplina podem ser diversificados, e a mediação docente deve garantir que os alunos reconheçam suas habilidades e não se sintam perdidos, nem desmotivados diante dos recursos que serão utilizados.

Ademais, é importante verificar as potencialidades do software acadêmico adotado pela IES. Muitos possuem ambientes ou módulos para comunicação interna e repositório de documentos. Por meio dele, é possível que professores consigam falar diretamente com seus alunos, emitir documentos, exibir grade de aula, enviar avisos sobre atividades acadêmicas, enviar informações e comunicados referente às aulas, entre outras situações.

Mario Cesar Jucá – Reitor UMJ

Compartilhe nas redes sociais