“Conscientização de políticas de segurança no trânsito” é um dos temas de palestra para alunos do curso de Direito

Atualização e orientação da legislação do trânsito, campanhas de prevenção e conscientização e caracterização das atividades ligadas à legislação foram alguns dos temas em discussão durante evento realizado na Unidade Barro Duro da FAT, no dia 17 de outubro, para os alunos do curso de Direito, que contou com a presença de representantes do Batalhão de Trânsito (BPTRAN) e da Operação Lei Seca. A coordenadora do curso de Direito, Adilza Amaral, reforça a importância de apresentar a legislação para os estudantes. “A palestra teve como objetivo explicar como funcionam as operações de trânsito e alertar sobre o perigo de dirigir sob os efeitos do álcool”, explica a coordenadora.

O Tenente Coronel Felipe Lins, do BPTRAN, destacou os perigos que o trânsito pode oferecer. “O trânsito mata, e as pessoas precisam entender a importância de conhecer esse ramo da lei, despertando a consciência de preservar e salvar vidas”, comenta ele. E para falar sobre a legislação de trânsito, o Promotor de Justiça, Lucas Sachsida Carneiro, da 60ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público Estadual (MP), explicou como o operador da lei pode atuar. Segundo ele, “o trabalho desenvolvido em conjunto pela Polícia e o Ministério Público tem surtido um efeito muito positivo, nos últimos anos. Os estudantes devem saber, por exemplo, que a embriaguez ao volante, o homicídio e a lesão corporal na direção de veículo automotor são as ações penais mais comuns”, destaca.

Além das palestras, o evento contou com a presença de uma equipe da Operação Lei Seca que realizou algumas atividades, como o teste do bafômetro. O coordenador da operação, Tenente Emanuel Costa, comenta que “esse momento mostra ao público um pouco do funcionamento dessa operação”. Para a estudante do curso de Direito, Brenda Vianna, a experiência foi enriquecedora. “Mais um evento que a FAT realiza pensando na formação completa do aluno. Por meio dele, me senti ainda mais próxima da realidade do mercado e ampliei a minha visão sobre a área de atuação na área”, comemora Brenda.