Coordenador do curso de Odontologia da FAT alerta sobre os cuidados com a saúde bucal das crianças

Os cuidados com a saúde oral não devem ser vistos como uma questão de estética, e sim de saúde. O alerta é do coordenador do curso de Odontologia da FAT, Ricardo Marinho. Segundo ele, a desarmonia da saúde bucal faz com que os microrganismos dessa região se proliferem, atingindo outros órgãos do corpo. “Por isso, esses cuidados devem ser iniciados no nascimento a fim de que a estimulação da boca se torne um hábito futuro para a escovação dos dentes”, salienta.

Marinho explica ainda que, a partir do nascimento dos primeiros dentes, é necessário que sejam introduzidos os hábitos de higiene mais cuidadosos, principalmente para o controle do biofilme dentário (conhecido anteriormente com placa dentária), fator principal do surgimento das cáries, sempre associada a uma dieta rica e frequente de açúcar.

Pensando nisso, a o curso de Odontologia da FAT, por meio da clínica escola, realiza atendimentos desde os primeiros meses do bebê, com abordagens em educação de saúde bucal para as mães, além de orientações sobre a melhor forma de higienizar os dentes dos pequenos. “Nossa proposta é que este bebê seja acompanhado desde os primeiros meses, passando por todas as fases de sua infância”, destaca o coordenador.

A clínica, localizada na Unidade Barro Duro, oferece atendimento de terça a quinta-feira, das 8h às 12h, sendo as quintas-feiras reservadas para o atendimento ao público infantil. Já à noite, das 17h30 às 22h, não há atendimento odontopediátrico. Aos sábados, das 8h às 12h, é realizado atendimento para todos os públicos.

Compartilhe nas redes sociais