Cozinha “Sala e Bar’’ da FAT recebe chefs renomados durante a II Semana de Gastronomia

A FAT apresentou Um Mundo de Sabores ao público, nos dias 9 e 10 de maio, por meio de diversas oficinas temáticas realizadas na Unidade Barro Duro durante a II Semana de Gastronomia, evento que contou com a presença de renomados chefs para comemorar a passagem pelo Dia do Cozinheiro, celebrado em 10 de maio.

O evento foi aberto com a Oficina de Preparação de Lanches para o Dia das Mães, ministrada pelos professores do curso de Gastronomia da FAT para pessoas com Síndrome de Down assistidas pelo Programa de Apoio e Inclusão Escolar (PAIE). Logo depois, foi a vez da empresária da Cervejaria Deododora, Lara Nono, ministrar uma oficina com o tema “Deodora: Cervejaria Alagoana com Alma Feminina”. Também na quarta-feira, a chef consultora, Vírgínia Baía, falou sobre Confeitaria. E nem precisava entrar na cozinha para sentir o cheiro do arroz de pollo y papas a huacayana, receita escolhida pelo o chef Lucas Padilha, do Restaurante Chuyo, para apresentar ao público a Cozinha Peruana. “É sempre um prazer poder compartilhar conhecimento com futuros colegas de profissão’’, disse o chef, ao cumprimentar os presentes.

A oficina sobre Cozinha Brasileira, com o chef Vitor Generoso do restaurante Divina Gula, abriu a programação da quinta-feira, que também contou com a oficina de “Cozinha Italiana’’, com o chef Breno Gama, do restaurante Maria Antonieta. Técnicas de finalização de pratos, com as chefs consultoras Mariana Bernardes e Flávia Soares foi um dos temas discutidos durante a programação do evento, que apresentou ainda a Cozinha Árabe por meio da experiência do chef Miguel Ângelo Kabbad, do restaurante Damasco, e a deliciosa receita da salada Fatuche.  “Pensei nesse prato para divulgar a cultura árabe e popularizar os pratos naturais’’, explicou ele.

Para o aluno do curso de Gastronomia da FAT, João Edson Viana, “o evento foi extraordinário, inovador e dinâmico. O contato com profissionais de renome amplia as perspectivas dentro do nosso campo de atuação”, disse. Satisfação compartilhada pela colega de curso, Luísa Vianey. “É enriquecedor participar de eventos como esses. Eu estou sempre em busca de atividades que enriqueçam a minha formação e a FAT incentiva essa busca constante por conhecimento ao promover eventos como a Semana de Gastronomia’’, reforça.

Ainda durante a Semana, os alunos do curso de Gastronomia da FAT participaram do “Desafio Caraçuípe”. Três duplas tiveram a missão de produzir drinks e petiscos que se harmonizam, inspirados na copa do mundo 2018. A competição foi acirrada! Em primeiro lugar, com 55.5 pontos, ficaram as alunas Francine de Sá e Keline Nascimento. As alunas Luísa Vianey e Vanusa Rosário ficaram em segundo lugar, com 52 pontos. E o terceiro lugar ficou com a dupla Linda Carvalho e João Edson Vianna. Todos os participantes receberam troféu, certificado e Kits do Engenho Caraçuípe.

Festival Gastronômico – Um Show de Sabor

Para a coordenadora do curso, Tina Purcell, o evento é uma atividade multidisciplinar. “As oficinas possibilitam que os alunos aprendam um pouco mais da Gastronomia do mundo’’, destaca ela, ao lembrar que as comemorações pelo Dia do Cozinheiro estendem-se até a próxima sexta-feira (18.5), com a realização do Festival Gastronômico – Um Show de Sabor, que até 18 de maio apresenta a produção dos alunos de Gastronomia com a comercialização de pratos da cozinha italiana, tendências gastronômicas, panificação, cozinha das américas, confeitaria, cozinha de criação, e cozinha diet e light a preços simbólicos, valor que será revertido para custear a festa de formatura dos alunos. “Nos festivais, os estudantes têm a oportunidade de criar cardápio, pensar em como e onde divulgar, na gestão financeira e no pós-evento. É um ensaio da rotina que eles terão futuramente’’, salienta Tina.