Curso de Fisioterapia apresenta ao público a Liga de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva

Aprofundar os conhecimentos na área da fisioterapia cardiopulmonar e terapia intensiva, dando suporte para as intervenções baseadas em evidências científicas.  Esse foi o objetivo dos alunos e professores do curso de Fisioterapia da FAT ao formar a Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva (LAFIRTI), que foi apresentada à comunidade acadêmica no dia 29 de agosto, durante ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo. “Com a liga, aprofundamos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e entendemos um pouco mais sobre a atuação do fisioterapeuta no contexto hospitalar”, explica Abinael Lopes, aluno do 8.° período do curso e presidente da LAFIRTI.

A liga é um projeto de extensão, idealizado pelos alunos das disciplinas de Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Pneumofuncional e Fisioterapia em Terapia Intensiva, que desenvolve atividades para promover o desenvolvimento acadêmico e científico do estudante. “Ser orientador de uma liga é guiar o aluno na construção desse conhecimento específico. É fazê-lo compreender o papel da profissão, com um pensamento crítico e uma visão social”, comenta Elenildo Aquino, tutor da liga e professor da disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional e Fisioterapia Intensiva.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Durante a ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, os alunos do 8º período do curso de Fisioterapia realizaram uma comparação entre os pulmões de um fumante e de um não fumante e alertaram sobre os danos à saúde provocados pelo tabagismo, uma das principais causas de doenças cardiovasculares e câncer de pulmão. A ação fez parte de uma atividade da disciplina de Fisioterapia Oncofuncional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ainda tem cerca de 18 milhões de pessoas dependentes do tabaco, e estima-se que 156 mil brasileiros morram todos os anos em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo. Para o professor da disciplina, Thauan Ferro, é muito importante explicar ao público sobre os perigos da doença. “A população precisa estar nutrida de informação e consciente de que o uso do cigarro não traz benefício algum. Por isso, idealizamos uma ação com forte apelo visual a fim de alertar sobre o tema”, explica o professor.

LAFIRTI

Para participar da LAFIRTI, o aluno precisa estar devidamente matriculado e cursando, no mínimo, o terceiro período do curso de Fisioterapia. Serão duas etapas seletivas: a primeira é a participação no curso introdutório, que será realizado no dia 17 de setembro. Já a segunda etapa consiste em realizar uma prova escrita sobre o assunto.  Mais informações no insta @ligalafirti.