Da FAT para o mundo: ex-alunos de Engenharia Civil são aprovados para mestrado no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal

Bárbara Camelo tem 24 anos; João Victor Morais, 29. Ambos concluíram o curso de Engenharia Civil da FAT em 2017 e, recentemente, foram aprovados na seleção para mestrado do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Enquanto ela vai estudar a Tecnologia de Gestão Ambiental, ele escolheu as Energias Renováveis e Eficiência. E juntos eles pretendem ir além.

Aos 15 anos, Bárbara começou a trabalhar como jovem aprendiz no setor administrativo de uma construtora, onde descobriu a paixão pela Engenharia. Já João conta que sempre apresentou muita afinidade com cálculos e, ainda criança, gostava de construir os próprios brinquedos. Na FAT, eles não só acentuaram o interesse pela área como também se conheceram. “Estudávamos no mesmo período, em turmas diferentes. Até que o Victor começou a pagar a disciplina de topografia na minha turma e percebi nele algo diferente. Desde então, estamos juntos”, conta ela. “Depois de algumas conversas e alguns trabalhos em dupla, percebemos que tinha algo a mais entre nós”, complementa ele.

O casal lembra que foi o exemplo dos professores, “muito qualificados e cheios de conhecimentos para transmitir”, como destaca Bárbara, que os incentivou a buscar o mestrado. Há sete meses, eles moram na Irlanda, onde estão finalizando um intercâmbio para aprimorar a conversação na língua inglesa. “O mestrado sempre foi um sonho. Ao sair do Brasil, percebemos que podemos conquistar muito além do que imaginávamos. E conseguimos”, comemora a engenheira. “E os professores da FAT foram nossos espelhos”, agradece, ela. “Depois do mestrado, já estamos pensando no doutorado! ”, complementa Morais.

Sobre voltar para o Brasil, eles contam que isso faz parte do plano, mas não agora. “Planejamos passar mais alguns anos fora. A saudade de casa tem sido um grande desafio, mas estamos firmes e fortes com o apoio e o carinho de todos”, emociona-se Bárbara. “É difícil ficar longe das pessoas que amamos, mas temos um ao outro e a plena certeza de que já está valendo a pena”, finaliza o engenheiro.