Docentes da UMJ participam do 5º encontro do evento História e Memórias da UFAL

Transmitido pelo Youtube, o evento aconteceu entre os dias 2 de setembro a 4 de outubro e fez parte da programação do aniversário de 21 anos do grupo de pesquisa Serviço Social, Trabalho, Profissão e Políticas Sociais, da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.  A programação contou com a participação das professoras do Curso de Serviço Social da UMJ e Mestres em Serviço Social pela UFAL, Karoline Lamenha e Heline Moura.

O evento trouxe o relato dos participantes e o envolvimento com a pesquisa, além de reiterar a importância da pesquisa e a extensão da linha de saúde mental e sociedade, fomentando o debate no meio acadêmico. O grupo atua com várias possibilidades de pesquisa na área de Serviço Social e nas suas interlocuções com as Ciências Sociais e está integrado ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social, desde a sua origem, em agosto de 2000, vem desenvolvendo pesquisas sobre: trabalho, questão social, políticas sociais, saúde mental e sociedade e sobre o mercado e o trabalho do assistente social.

“Estou emocionada em ver, por meio dos relatos, a memória do grupo. De todos que passaram e dos que ainda estão nele. Fico feliz em fazer parte da história do grupo, quando entrei em 2011, e me alegro muito por ter a vivência em um grupo de pesquisa e perceber que tudo isso influencia e me influenciou positivamente na minha formação em serviço social e repercute em todos os espaços que atuo. E enxergar a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão, que possibilita no âmbito universitário e na formação do assistente social” afirmou Heline Moura, que ministra a disciplina Saúde Mental e Serviço Social.

Para Karoline, também professora da disciplina de Administração e Planejamento em Serviço Social I da UMJ, o grupo teve papel importante no desenvolvimento profissional e pessoal. “É muito bom olharmos a nossa história, nossa trajetória e ver quantas coisas maravilhosas aconteceram e poder registrar, para que sempre possamos relembrar por meio de encontros como esse. Pois o grupo sempre foi importante para minha carreira profissional. Quando eu me formei e entrei no mercado de trabalho, foi por meio do grupo que voltei a ter contato com a academia e a pesquisa enquanto campo de trabalho”, lembrou.

As transmissões estão públicas no YouTube e podem ser assistidas em:

Construção das pesquisas e repercussões na formação profissional em Serviço Social (02/09/2021): https://www.youtube.com/watch?v=JCp7ZfyBXm4

Memórias sobre pesquisa e extensão em “saúde mental e sociedade” (04/10/2021):