Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula?
- Duas Fotografias 3X4 (de frente e recente);
- Uma fotocópia da Carteira de Identidade (autenticada);
- Título de Eleitor e Comprovante de Votação na última Eleição (uma fotocópia autenticada);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (uma fotocópia autenticada);
- C.P.F. (fotocópia autenticada);
- Comprovante de residência (uma fotocópia autenticada);
- Carteira de Reservista (específico para alunos do sexo masculino) (fotocópia autenticada);
- Uma fotocópia do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticadas).
- OBS.: As fotocópias deverão ser autenticadas por cartório.
Qual o procedimento para trancar o curso?
O trancamento de matrícula poderá ocorrer em duas situações:
Com o período letivo em curso ou ao término do período letivo. Na primeira situação, o aluno trancará o período em curso (desde que obedeça ao prazo estabelecido no calendário acadêmico). Na segunda situação o aluno estará trancando o período subsequente.
Deverá ser requerido pelo próprio aluno, quando maior de idade, ou por seu representante legal através de procuração, utilizando o requerimento da IES e dirigido à Secretaria Acadêmica. Não será autorizado o trancamento de matrícula no primeiro período do curso.
O que é reopção?
Reopção é o processo pelo qual o aluno regularmente matriculado na Instituição obtém permissão para transferir-se do curso de origem para outro curso da Instituição, mediante análise da Secretaria Acadêmica e do Coordenador de Curso. Confira aqui o EDITAL 2017.2.
O que é adiantamento de disciplinas? O que devo fazer se desistir do curso?
Adiantamento de Disciplinas é o pedido do aluno, para cursar disciplinas previstas em sua matriz curricular de outros módulos do curso no qual está matriculado, desde que seja a partir do 2º período, condicionado à existência de vagas, para aluno sem dependências.
O aluno só poderá adiantar disciplinas do período subsequente ao que estiver matriculado, desde que não coincida com os horários das disciplinas em curso.
O que devo fazer se desistir do curso?
Requerer a desistência do curso, na secretaria acadêmica, mesmo que o período esteja em andamento. Com a desistência, o aluno fica totalmente desligado da instituição. Para ingressar novamente, tem que participar do processo seletivo.
Quais são os documentos necessários para transferência externa?
- Documento que certifique o vínculo atual do requerente com a Instituição de Ensino Superior (IES) de origem;
- Histórico Escolar completo do requerente, fornecido pela IES de origem, discriminando por semestre/ano letivo e contendo, inclusive, os resultados obtidos em todas as disciplinas nas quais efetuou matrícula;
- Documento contendo o ano de realização e os resultados obtidos no Concurso Vestibular, ou processo equivalente;
- Documento discriminando a relação de disciplinas nas quais esteja matriculado no semestre/ano letivo em curso, quando for o caso;
- Programa detalhado de todas as disciplinas nas quais esteja matriculado no semestre/ano em curso, contendo, inclusive, carga horária e período de aplicação;
- Descrição do processo de apuração do rendimento escolar utilizado na IES de origem;
- Comprovante de autorização ou reconhecimento do Curso de origem;
- Comprovante da taxa de recolhimento, autenticada pelo Banco.
Não recebi o boleto para pagamento da taxa de rematrícula
Acesse o sistema acadêmico e visualize na aba Financeiro opção Extrato acadêmico, o seu boleto. Caso não visualize dirija-se ao setor financeiro para a impressão da 2º via do boleto.
Não consigo realizar a matrícula pelo sistema
Verifique a sua situação financeira, e se seu curso já está apto para rematrícula online.
Não pretendo cursar todas as disciplinas sugeridas pelo sistema acadêmico
Consulte a grade curricular do seu curso e análise os pré-requisitos das disciplinas, atente para o total da carga horário escolhida. A carga horária total não deverá exceder o limite do seu curso.
Tenho dúvidas sobre quais disciplinas deverei cursar este semestre
Procure o Coordenador do seu curso e realize a montagem do seu horário supervisionado.
Quero retirar uma disciplina que escolhi no ato da rematrícula
Aguarde o período de ajuste de disciplinas conforme calendário acadêmico.
Quando terei os boletos das mensalidades?
Após sua rematrícula eles estarão disponíveis no seu sistema acadêmico.
Ainda não consegui realizar a rematrícula
Dirija-se a UMJ para receber auxilio.
Compartilhe nas redes sociais