Em alusão ao Dia Nacional da Cachaça, FAT promove 2. ° Desafio FAT Caraçuípe

No Dia Nacional da Cachaça (13.9), a FAT, em parceria com o Engenho Caraçuípe, promoveu o 2.° Desafio FAT Caraçuípe. Três duplas do curso de Gastronomia encararam a missão de elaborar um drink à base de uma das cachaças produzidas pelo engenho e uma entrada que, além de harmonizar com a bebida, valorizasse os ingredientes típicos de Alagoas. “Eles precisam utilizar as técnicas que aprenderam na disciplina ‘Sala e Bar’, mas de forma não tradicional, a fim de surpreender os jurados’’, explicou Amanda Calheiros, professora do curso.

Foram avaliados o sabor, a criatividade, a apresentação, as técnicas e a organização.  Para o gerente de Marketing da Caraçuípe e um dos jurados, Tomaz Ferrare, o desafio é um ensaio do que vão enfrentar durante o dia a dia da cozinha.  “Além de promover a cultura da cachaça, os estudantes precisam gerenciar bem o tempo, pensar e elaborar os drinks, situação que vai virar rotina na vida profissional deles, após a conclusão do curso”, explicou.

João Carlos Freire, aluno do curso, reforça a importância da atividade. “É um teste de conhecimento. Esse é o meu primeiro concurso e, junto à minha dupla, reuni ideias para inovar. O mais importante é receber o feedback de grandes profissionais da área”, destaca. Experiência nova também para Viviane Lisboa. “Os desafios complementam as práticas de sala de aula. Afinal, não é só elaborar na hora. Testamos novos temperos e as receitas, em casa, para apresentar o melhor para os jurados”, explica. “Além de exercitar a criatividade, controlar o tempo e a pressão que a cozinha exige no dia a dia’’, complementa Tina Purcell, coordenadora do curso de Gastronomia da FAT.

Premiação

A competição foi acirrada. O primeiro lugar ficou com a dupla do 2. ° período, Linda Carvalho e Viviane Lisboa. As alunas do 2. ° período, Paula Setton e Luísa Vianey, ficaram em segundo lugar. E o terceiro lugar ficou com aluna do 4. ° período, Beatrice Moraes e com aluno do 5.° período, João Carlos Freire. Todos receberam cachaças do Engenho Caraçuípe, certificado de participação e um troféu.