Estudante do curso de Psicologia da UMJ recebe comenda Jorge de Lima

IMG-20240408-WA0010

No dia 08 de abril de 2024 às 14hs, Fátima Maia, estudante do curso de Psicologia da UMJ, recebeu a comenda Jorge de Lima que foi conferida pelo vereador Dr. Valmir no plenário Silvânio Barbosa dos Santos na Câmara Municipal de Maceió. A condecoração honorífica foi dada à cinco maceioenses que se destacaram pelo seu compromisso com a sociedade no âmbito da Cultura e Educação e foi A celebração contou com a presença de diversas autoridades, familiares, amigos e convidados, dentre eles, o coordenador do curso de Psicologia, Prof. Me. Alisson Vieira, que prestigiaram a entrega da comenda.

Fátima é escritora e compositora e se destaca pelo seu trabalho como contadora de histórias durante mais de 20 anos. A estudante estava muito emocionada e feliz durante a condecoração e relatou que: “Quando eu comecei a contar as histórias que já existiam, assim como inventar histórias, naquele momento em que eu a vivenciava a leitura e a contação, era como se a emoção tivesse que ser falada, cantada e descrita com precisão e beleza que tocavam meu espírito. Então a partilha da alegria servia-me de contentamento e também para o outro”. A estudante acredita que suas experiências vivenciadas com o seu trabalho a levaram a buscar estudar a Psicologia, pois afirma que a dimensão afetiva da palavra pode ser transformadora de vidas.

O coordenador do curso de Psicologia aponta que não poderia deixar de prestigiar a estudante, pois o recebimento da comenda por Fátima é um marco importante para os cidadãos da sociedade maceioense, assim como para a instituição e o curso, pois, além de ser uma fonte de orgulho para todos, é um modo de inspirar e incentivar os docentes e discentes à produção acadêmica científica, profissional e cultural. Destaca que tem dialogado com a estudante para estabelecer atividades no curso, pois identifica que a contação de histórias é um excelente recurso pedagógico na formação e metodológico para o desenvolvimento da ciência e profissão da Psicologia por meio de práticas de ensino, pesquisa e extensão universitária.