Estudantes de Direito promovem discussões sobre os temas atuais que envolvem a área

“Temas Relevantes de Direito”. Assim foi intitulado o seminário realizado pelos alunos do curso de Direito da FAT, sob a orientação de professores da instituição, que reuniu, no período de 27 a 31 de maio, no auditório da Unidade Barro Duro, profissionais e estudantes com o objetivo de discutir questões atuais, ampliando o debate iniciado em sala de aula. “Houve o envolvimento de todas as turmas do curso, que propuseram os nomes dos palestrantes e os temas a serem discutidos por eles”, explica Adilza Amaral, coordenadora do curso de Direito.

Direito Digital e Novas Tecnologias, Políticas Públicas, Violência e Mídia, Violência e Vitimologia, Direito Previdenciário e Direito do trabalho, e Políticas Públicas foram os assuntos em discussão por meio de palestras e minicursos. “O Impacto da Tecnologia no Direito Privado Brasileiro”, foi o tema apresentado pelo advogado e professor universitário, Marcos Ehrhardt, que destacou o direito ao esquecimento nas redes sociais, a proteção de dados em mídias digitais, e as questões envolvendo o impacto direto da tecnologia na vida das pessoas. “A FAT é uma faculdade que tem a tecnologia como um dos principais pilares. Esperamos, portanto, que essas discussões despertem, nos alunos, um interesse ainda maior pelo assunto, que ainda não está bem trabalhado nos livros”, destaca o palestrante. “É um momento muito rico e de grande importância para a minha formação”, complementa Ana Cláudia Pereira, aluna do 5º período do curso.

Ao longo da semana, também estiveram em pauta temas como “Startups e Aspectos Jurídicos”, “Abordagem Policial, “Armamento de Baixa Letalidade”,  “Uso de Técnicas de Defesa”, “As Forças do Estado contra a Violência”, “O Papel da Mídia”, “O Feminicídio a partir do Olhar da Criminologia”, “O Decreto que Flexibiliza o Porte de Armas e suas Repercussões”, “A Reforma Trabalhista” e “Orçamento e Políticas Públicas”, discutidos por profissionais de renome, como o advogado criminalista Raimundo Palmeira, o delegado Fábio Costa, a jornalista Rachel Fiúza, os advogados Elita Moraes, Cícero Pedrosa, Rachel Ramalho, Felipe Cavalcante e Krishnamurti Santos, além de Ronaldo Lessa, Secretário de Agricultura de Alagoas, e o doutor em Direito, Basile Christopoulos. “Eventos como esses são muito importantes para a vida acadêmica porque fomentam discussões sobre temas pouco explorados, ampliando a visão do futuro profissional”, pontua Basile.

Ainda durante o evento, a FAT sediou uma feira de adoção, que foi promovida por uma das turmas do curso em parceria com a ONG Pata Amada, que também recebeu doações, como ração, patês e materiais de limpeza. A aposentada Maria Falcão aproveitou o momento e levou sua neta, de 11 anos, para escolher um pet. “Eu adorei a iniciativa, em especial, pela localização da feira, pertinho da minha casa, e pelo fato de os animais já estarem castrados e vacinados”, agradeceu ela, emocionada ao ver a alegria da neta. “Mesmo com todos os cuidados, o amor que destinamos a esses animais no abrigo não se compara ao que eles recebem em um lar. Estamos muito felizes por essa parceria com a FAT”, finalizou Isabel Muniz, voluntária da ONG.