Estudar nas férias: 5 motivos que te farão olhar a prática com outros olhos
Ter um tempo de folga para se divertir e descansar é algo de que não devemos abrir mão. Afinal, o excesso de trabalho e de estudos pode acarretar diversos problemas, inclusive doenças relacionadas ao estresse. No entanto, reservar um tempo para estudar nas férias pode ser muito benéfico para o seu rendimento e para estimular seu raciocínio.
Se você quer entender melhor sobre a importância de continuar estudando durante seus períodos de folga, confira abaixo as 5 vantagens que nós elencamos.
1. Não sair do ritmo
Enquanto estamos em atividades acadêmicas, costumamos manter uma rotina de estudos durante a semana. Só assim é possível dar conta dos conteúdos e fazer uma boa preparação para as provas e seminários.
Durante as férias, porém, costumamos largar mão dos hábitos de ler e pesquisar. Assim, acabamos perdendo completamente o ritmo e levamos certo tempo para retomá-lo no retorno à sala de aula.
Uma forma de evitar essa lentidão no retorno é reservar uma fração do nosso tempo de férias para os estudos. É claro que não precisamos dedicar a mesma proporção – afinal, é época de descanso -, mas continuar com essas atividades ajuda nosso cérebro a manter o hábito. Que tal fazer isso lendo um livro sobre algum tema correlato ao seu curso?
2. Aprofundar seus conhecimentos
Ao longo do semestre, precisamos nos ater aos conteúdos das disciplinas, o que já representa um grande volume de leitura e trabalhos. Por causa disso, dificilmente conseguimos aprofundar nossos conhecimentos em assuntos que gostaríamos.
Nas férias, então, você tem o momento perfeito para se dedicar a uma tema com o qual se identifica. Aproveite esse momento para ler artigos e pesquisas ou até mesmo para fazer um curso e desenvolver habilidades importantes para a sua profissão.
3. Desenvolver mais independência
Na faculdade, costumamos nos ater às ementas das disciplinas e seguir o roteiro proposto pelos professores. Durante as férias, no entanto, você tem a oportunidade de assumir o controle sobre os temas que quer aprender e sobre seus horários. Com isso, estimula a sua independência nos estudos, uma característica fundamental para quem quer se destacar.
4. Estimular a disciplina
Quando ficamos longe de uma rotina, tendemos a perder o hábito de cumprir prazos e nos tornamos pessoas mais indisciplinadas. Para evitar isso, uma solução é preparar um cronograma de estudos para as férias e segui-lo à risca. Com isso, temos a oportunidade de trabalhar a disciplina, que é muito importante para a vida acadêmica e profissional.
5. Estabelecer o hábito da leitura
É cientificamente comprovado que o hábito da leitura traz muitos benefícios, sendo alguns deles o desenvolvimento da criatividade e o estímulo das atividades cerebrais. Sabendo disso, manter os estudos durante as férias pode ser uma excelente maneira de desenvolver esse costume e garantir esses benefícios para a sua vida.
Com todas as vantagens que nós citamos acima, você já tem motivos de sobra para continuar estudando durante as férias. Por isso, prepare agora mesmo um cronograma de leituras e planeje os temas que devem ser explorados.
Neste post, você descobriu as vantagens de estudar nas férias. Agora, que tal conhecer um novo método de estudos para aplicar no seu dia a dia e melhorar a absorção de conteúdos? Confira o que nós escrevemos sobre a sala de aula invertida clicando aqui.
Compartilhe nas redes sociais