Evento promove atividades de incentivo e engajamento social
Ana Marques, 54, é confeiteira e busca ampliar a oferta de serviços no segmento da Gastronomia. “Por isso, resolvi fazer a oficina de produção de massas frescas e molhos promovida pela FAT. Amei a experiência e agradeço a oportunidade”, disse ela, que foi uma das participantes da Semana da Responsabilidade Social promovida pela FAT, no período de 23 a 28 de setembro, uma semana repleta de oficinas e palestras gratuitas realizadas pelos alunos da faculdade, sob a supervisão dos professores.
O evento é uma idealização da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e visa incentivar o engajamento social e a formação cidadã. Entre as atividades ofertadas, destaque para as oficinas de cozinha brasileira, de produção de sabão com óleo de cozinha, composteira caseira e como transformar lixo em adubo, oficina de alimentos funcionais além de uma feira de livros e a participação do Hemoal que, com o apoio dos alunos do curso de Enfermagem, realizou doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea.
A estudante do 2.° período de Enfermagem, Inês de Lins, aproveitou a ação e doou pela primeira vez. “Foi uma sensação única! É um gesto simples que pode salvar uma vida”, relata ela, que aos dois anos de idade foi submetida a uma cirurgia cardíaca e também precisou de doação de sangue. Para a coordenadora de Coleta e Captação de Doadores do Hemoal, Maria das Graças Martins, a parceria com a FAT é motivo de muita alegria. “Conseguimos mobilizar alunos, colaboradores e a comunidade em geral. É muito gratificante ver, de perto, o compromisso com o outro”, comemora.
“É um evento didático voltado para os alunos e para a população já que, ao participar das oficinas, eles aprendem, por exemplo, como transformar lixo em adubo”, comenta a professora Andréia Sampaio, que supervisionou as oficinas de produção de sabão com óleo de cozinha e de como fazer uma composteira caseira e transformar lixo em adubo. “O público pôde perceber que a Engenharia é muito mais que a construção civil”, complementa Vitor Miranda, aluno do 10. ° período do curso de Engenharia Civil.
Compartilhe nas redes sociais