Alunos da UMJ treinam atendimento a vítimas de afogamento em aula prática

Na segunda e terça-feira, 2 e 3 de junho respectivamente, os alunos do 7º período de Enfermagem da UMJ participaram de uma aula prática da disciplina Saúde do Adulto que trouxe um importante desafio: simular o atendimento a vítimas de afogamento. A atividade contou com a participação de 101 estudantes, distribuídos em três turmas, sob a condução das professoras Rayssa Teixeira e Tamyssa Simões.
Com o apoio do Corpo de Bombeiros de Maceió, os alunos realizaram a simulação completa, desde o resgate da vítima até a aplicação das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). A proposta foi proporcionar uma vivência próxima da realidade, exigindo raciocínio rápido, trabalho em equipe e domínio técnico em um cenário de emergência.
Para o coordenador do curso de Enfermagem, professor Dr. Carlos Queiroz, o exercício fortalece competências essenciais para a atuação profissional. “A teoria é fundamental, mas é na prática que compreendemos a complexidade e a urgência do atendimento a vítimas de afogamento. Simular situações reais permite que os alunos desenvolvam habilidades que vão além da técnica, como manter a calma, tomar decisões seguras e agir com precisão”, avaliou.
A atividade também reforçou a importância do papel do enfermeiro na cadeia de sobrevivência e mostrou aos alunos o impacto direto que uma resposta eficiente pode ter na preservação da vida.
A UMJ agradece ao Corpo de Bombeiros de Maceió pela parceria e reforça seu compromisso com uma formação que alia teoria, prática e responsabilidade social.
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