Terapia ocupacional e educação inclusiva são destaques no segundo dia do Abril Azul na UMJ

ABRIL AZUL (RS)-07

O segundo dia do Abril Azul na UMJ – Centro Universitário Mario Pontes Jucá foi marcado por reflexões sobre o papel da terapia ocupacional e da pedagogia no cuidado e no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro aconteceu nesta terça-feira, 08 de abril, no auditório da instituição, e reuniu estudantes, professores e profissionais das áreas da saúde e educação.

A palestra principal foi conduzida pela professora Jéssica Bazílio, que destacou como a Terapia Ocupacional tem sido fundamental para o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas em crianças e adultos autistas. “A atuação terapêutica precisa ser individualizada e baseada nas potencialidades de cada sujeito. Quando aliada à Análise do Comportamento Aplicada (ABA), os resultados podem ser ainda mais efetivos”, afirmou a docente.

Outro ponto do evento foi o debate sobre o papel do pedagogo em sala de aula, conduzido pelo aluno Iago Ferreira da Silva, e falou dos desafios da inclusão de alunos neurodivergentes. A discussão trouxe à tona a importância da formação continuada de professores, do planejamento pedagógico acessível e da escuta ativa às famílias.

A programação do Abril Azul segue nesta quarta-feira, 09 de abril, com novas abordagens interdisciplinares no cuidado ao TEA. A partir das 19h, o educador físico Diego Palagne e a musicoterapeuta Alice Lopes Luna abordarão os temas “Trabalhando a agressividade” e “O uso da música no cuidado com o autista”, seguidos por um debate aberto ao público e encerramento das atividades do dia.

O evento é promovido pelos cursos de Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Educação Física da UMJ, como parte das ações de extensão universitária voltadas à inclusão e à formação cidadã.

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