Educação e cidadania em foco: UMJ realiza ação voltada aos direitos de crianças e adolescentes

Nesta sexta-feira (30), o Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ foi palco de uma manhã dedicada à cidadania, à escuta e ao fortalecimento dos direitos humanos. Estudantes do 3º período matutino de Direito promoveram o projeto de extensão P.E.D. – Proteção, Educação e Direitos, iniciativa que reuniu crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para uma experiência educativa e transformadora.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e promover, de forma acessível e interativa, o reconhecimento de direitos fundamentais por parte de um público que muitas vezes está à margem desses debates.
Durante o evento, os participantes acompanharam palestras e dinâmicas voltadas à conscientização sobre temas como violência infantil, cidadania, saúde e garantias legais. As atividades foram planejadas para dialogar diretamente com a realidade dos jovens, usando linguagem simples, recursos lúdicos e momentos de interação.
Entre os convidados que enriqueceram a programação estiveram:
• A psicóloga Aline Gameleira, que discutiu os efeitos emocionais da violência na infância;
• Representantes da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LIAUE), com orientações práticas sobre primeiros socorros;
• O professor doutor Plínio Baíma, com uma análise crítica e acessível sobre os direitos assegurados às crianças e adolescentes no Brasil.
Além dos conteúdos formativos, o evento também contou com quizzes, brindes e entrega de materiais educativos, aproximando o universo jurídico do cotidiano dos participantes.

A ação teve o apoio das escolas Pompeu Sarmento e Tavares Bastos, e foi viabilizada com o suporte de parceiros como o Instituto IDESNE, Azul Atacarejo, Level Print Gráfica, Pizza Americana e Rede Estrela Supermercado.
Mais do que cumprir uma atividade curricular, os estudantes mostraram na prática como o Direito pode ser ferramenta de inclusão e mudança social. O P.E.D. reforça o papel da UMJ na construção de uma formação acadêmica comprometida com o impacto positivo na comunidade.
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