Estudantes de Direito da UMJ participam de mutirão de cidadania em Maceió

WhatsApp Image 2025-05-08 at 18.34.49 (1)

Nesta terça-feira (6), alunos do curso de Direito da UMJ participaram da segunda edição do Mutirão Pop Rua Jud, iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas que levou cidadania, dignidade e acesso a direitos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o lema “Nada é por nós, sem nós”, a ação contou com a presença de pessoas em situação de rua, indígenas Warao e trabalhadoras sexuais da capital.

A UMJ foi representada por estudantes integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Gênero e Vitimologia, que atuaram no atendimento e cadastro de trabalhadoras sexuais interessadas em regularizar documentos e acessar os serviços oferecidos. A atividade fez parte do projeto de extensão “Coletivo das Trabalhadoras Sexuais de Alagoas Vão à Luta”, desenvolvido pela Faculdade de Direito (FAD).

Também participou da ação o professor Vitor Montenegro, docente da UMJ e vice-presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL, que prestou apoio jurídico às participantes, com foco na atualização de nome social e garantia da identidade de gênero.

A iniciativa foi coordenada pelo Juiz Federal Dr. Antônio José Carneiro de Araújo, da Comissão Pop Rua Jud/JFAL, e reuniu diversas instituições públicas e da sociedade civil.

A UMJ reforça sua missão de formar profissionais comprometidos com a justiça social, os direitos humanos e a transformação da realidade por meio do conhecimento e da solidariedade.

Compartilhe nas redes sociais